Ford Fiesta tem o melhor controle remoto

A quantos metros de distância você consegue travar/destravar as portas de seu carro com o controle remoto original de fábrica? É provável que a dúvida nunca tenha tirado o seu sono – nem o meu. Mas, ainda assim, fui convocado para colocar alguns dispositivos à prova. Munido de trena e resignação de estagiário, reuni quatro diferentes marcas e modelos – Chevrolet Corsa, Fiat Siena, Ford Fiesta e Volkswagen Parati – perfilei os veículos em espaço aberto e botei meu polegar para trabalhar.

Foram feitos dois tipos de avaliação: com o controle posicionado frontalmente ao veículo, sem nenhuma barreira, e em ângulo de 45 graus com pilares no caminho. Os controles originais de fábrica são itens opcionais nas versões mais baratas dos carros avaliados. Todos os dispositivos tiveram as baterias trocadas por outras novas, já que quanto mais fraca a bateria, menor o alcance do controle.

Meu trabalho foi medir a distância em que o controle apresentou a primeira falha após cinco tentativas e em qual distância o dispositivo parou de funcionar, também depois de cinco acionamentos.

Ford Fiesta 1.6
Apesar de ser o único com o controle separado da chave, o Fiesta foi o melhor, de longe. A 57 metros de distância ainda era possível trancar e destrancar o carro, abrir o porta-malas e acionar o alarme, caso o dono tenha perdido o carro. Com pilares o alcance foi de 56 metros.

Fiat Siena 1.4 ELX
O controle embutido permite apenas abrir e fechar o carro. O bom alcance de 47 metros em linha reta compensa os botões difíceis de visualizar (um cadeado fechado e outro aberto). Caso haja pilares no meio do caminho, o controle pára de funcionar a 44 metros.

Chevrolet Corsa 1.4 Maxx
A força do sinal da chave do Corsa é inversamente proporcional ao seu tamanho. Incômoda de levar no bolso, ela consegue trancar o carro a até 41 metros de distância. Se houver obstáculos no meio do caminho a obediência do Chevrolet é reduzida a 37 metros.

Volkswagen Parati 1.6 Surf
Com apenas um botão para abrir e fechar o carro (para destrancar tem que apertar o botão duas vezes seguidas), o controle da Parati é confuso. Seu alcance não ajuda: são 20 metros até ele ficar inoperante. Se houver interferências, o VW não fecha mais a 9 metros.



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Dafra amplia produção para atender demanda

Crescer de forma sustentada, com a ampliação da rede de concessionárias para 300 pontos de vendas e a produção de mais de 60 mil motos até meados de 2009. Segundo o presidente da Dafra Motos, Creso Franco, essa é a principal preocupação da empresa atualmente. Com apenas seis meses de atuação, a Dafra Motos já ocupa a quinta colocação no ranking de vendas da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).

Para atingir essas metas, Creso explica que a empresa está investindo R$ 8 milhões em um laboratório de controle de emissão de poluentes. Dessa forma, as avaliações para homologação de novos produtos e o controle estatístico da produção poderão ser feitas pela própria montadora, garantindo a conformidade com as especificações do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). Esse programa entrará na terceira fase em 2009, com limites de emissão de poluentes mais rígidos.

Creso também afirma que a avaliação desse começo é altamente positiva, superando as expectativas iniciais. A Dafra prepara o lançamento de uma nova custom de 250cc, a Horizon 250, até o fim do ano. O modelo contará com um motor de dois cilindros em “V”. Além deste lançamento, a montadora já está pesquisando novos modelos que irão complementar a linha em 2009.

L200 e Pajero Sport com motor flex em 2009

A Mitsubishi já iniciou o desenvolvimento do sistema bicombustível para o motor V6 (seis cilindros, em "V") que equipa a picape L200 Triton e o utilitário esportivo Pajero Sport.

A estimativa é que a novidade chegue ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2009. Até o momento a única picape média a oferecer opção flexível é a veterana S10, com seu quatro cilindros de 2.4 litros e 147 cv (com álcool).

O bloco V6 da Mitsubishi tem 3.5 litros, desenvolve 200 cv (cavalos) de potência e 31,5 kgfm de torque máximo com gasolina. É combinado a uma caixa automática de quatro velocidades, com tração 4x4 e reduzida. Com o uso de álcool, deve ganhar alguns cavalos a mais de potência, chegando próximo aos 205 cv.

Com a chegada do V6, todos os Mitsubishi nacionais, antes movidos a gasolina, passarão ser flexíveis. Além da Triton e do Pajero Sport, o Pajero TR4 Flex é vendido desde junho de 2007. Seu motor 2.0 16V desenvolve 133 cv de potência com álcool e 131 cv com gasolina.

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Estudantes tentam superar recorde de 367 km por litro

Quem gosta de carros exóticos tem uma ótima oportunidade para ver alguns exemplares em ação até este sábado, no kartódromo de Interlagos. Cerca de 30 carros, desenvolvidos por alunos de engenharia de todo o Brasil, estarão disputando um torneio de economia, em busca do melhor desempenho com o mínimo de consumo de energia.

O grande desafio é superar o recorde estabelecido no ano passado, de 367 quilômetros por litro de gasolina. Para atingir o objetivo, além de desenvolverem a parte mecânica, os projetistas tentam reduzir ao máximo o peso dos pequenos veículos, através do uso de materiais tão exóticos como o bambu.

Outra meta é diminuir ao máximo a resistência aerodinâmica, fator que, apesar das baixas velocidades envolvidas (em torno dos 40 km/h), não deixa de ser determinante. O resultado são formas que lembram carros do futuro de filmes e desenhos animados, o que aumenta a atração da disputa.

Mulheres - Uma característica da Maratona da Eficiência é o grande número de carros pilotados por mulheres. As futuras engenheiras, além de participarem no desenvolvimento e construção dos carros, são preferidas na hora de guiá-los por, em geral, terem menos peso que seus colegas do sexo masculino.

Entre os objetivos da competição estão o incentivo à criatividade dos alunos e o seu aprimoramento para o mercado de trabalho. Muitos participantes das edições anteriores, já formados, atuam hoje em importantes empresas do setor automotivo.

A edição deste ano conta com patrocínio da Petrobras, Fiat, FPT - Powertrain Technologies, NSK Rolamentos e apoio técnico da Heliar e VZAN.



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Kansas 150 é a custom mais vendida no Brasil

A Fenabrave – Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores – divulgou os índices da primeira metade do mês de junho. Os números apontam um bom desempenho da Dafra Motos, a mais nova montadora de motocicletas brasileira.

A Dafra Kansas 150, com design custom, é líder de vendas do segmento. O modelo representou 32,10% de todas as vendas de motos do tipo custom no país durante a primeira metade de julho. A segunda colocada teve cerca de um terço das vendas.

No concorrido segmento de motos street, o modelo Speed 150 ocupa a sexta colocação, com 2.225 unidades comercializadas durante a primeira metade de julho, ficando acima de suas principais concorrentes diretas. Esse resultado, somado aos índices dos outros modelos, colocaram a Dafra Motos como a quinta no ranking de vendas.

A meta da empresa é ultrapassar a casa das 60 mil motos e ampliar a rede de concessionárias para 300 pontos de vendas até meados de 2009.

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Detran tem Disque-pileque

Dados preliminares do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran) apontam que o estado apresentou em junho deste ano redução de pelo menos 70% no número de acidentes e 30% no de vítimas lesionadas, em comparação ao mesmo período em 2007. Apesar do crescimento da frota veicular, apenas sete acidentes entraram nas ocorrências, contra 22 registrados no ano passado.

Na avaliação da diretora do órgão, Mônica Melo, a redução é reflexo da aplicação da Lei Seca, que no último domingo completou um mês. Para ela, apesar das críticas levantadas, sobretudo por donos de bares e restaurantes, a Lei 11.705 - que prevê multa R$ 957,70 e perda do direito de dirigir por um ano para quem dirigir com qualquer teor de bebida alcoólica - trouxe para o Amazonas um saldo bastante positivo.

"Quem ganha é a população e a saúde pública, que começa a ter resultados significativos a partir das mudanças que nos foram apresentadas. As ocorrências de trânsito foram visivelmente reduzidas e nossa expectativa é que haja estabilidade desses números. Isso sem falar na segurança, que também é beneficiada", declara a diretora.

De acordo com ela, o cumprimento da Lei Seca no estado ainda precisa ser fortalecido. "Estamos nos preparando para instrumentalizar cada vez mais o cumprimento dessa medida. A compra de mais bafômetros e de mais guinchos estão nessa preparação.
Pode ser que haja o aumento de veículos apreendidos em função de tudo isso ou até mesmo do reforço da fiscalização", destaca.
Para garantir ainda mais tranqüilidade ao trânsito amazonense, a partir da meia-noite da próxima sexta-feira (25), o Detran Amazonas colocará novamente nas ruas o disque-pileque. Criado no carnaval deste ano, o serviço disponibiliza, de sexta a domingo, um número de telefone para acionar uma "carona" do órgão de trânsito no Amazonas. O objetivo é atender quem não estiver em condições de dirigir o próprio veículo.

Segundo a diretora Mônica Melo, já está tudo pronto para garantir o atendimento a um número expressivo de pessoas. Contudo, ressalta, o ideal é que todo motorista que desejar sair para beber, se preocupe e programe a sua volta para casa. O serviço também pode ser acionado por outra pessoa que esteja vendo a impossibilidade de alguém dirigir após o consumo de bebida alcoólica.

"Contamos com mais de 20 motocicletas, mais de dez viaturas e ainda com o Sindicato dos Taxistas que irá nos ajudar a realizar os atendimentos. Ainda assim, antes de acionar o disque-pileque, o motorista deve buscar fazer sua parte elegendo um amigo para obter uma carona ou até contratar um táxi, se puder. O disque-pileque deve ser acionado em último caso. Não há cobrança na discagem nem no próprio deslocamento para quem ligar. Quem vai arcar com esse custo é o estado", revela.

O serviço estará disponível das 0h de sexta-feira às 23h59 de domingo, sem interrupções. Os interessados devem ligar para 0800-2801515 (ligação gratuita) ou (92) 3642-6708.


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Evento de aviação terá Mustang exclusivo

A Ford vai doar uma versão exclusiva do Mustang GT 2009 à organização do EAA AirVenture, feira de aviação realizada anualmente em Oshkosh, no Estado de Winsconsin, nos Estados Unidos. O modelo, batizado de AV8R, será leiloado durante o evento, que acontece neste domingo (27), e o valor arrecadado beneficiará um programa de incentivo à jovens interessados em se tornarem pilotos, mantido pela fundação Gathering of Eagles, que presta assistência à veteranos de guerra dos EUA.

O Mustang especial foi desenvolvido pela Ford Racing, divisão de competição da marca, que se inspirou na Força Aérea dos EUA para personalizar o carro. A carroceria ganhou pintura preto fosco com detalhes em vermelho no capô e na tampa do porta-malas, e a estrela da corporação pintada no teto de vidro. A parte frontal e traseira do cupê também foram customizados e exibem novos spoilers integrados. O jogo de rodas é do Mustang GT500.

O AV8R é equipado com um motor V8 4.6 litros que recebeu preparação para gerar de 405 cavalos de potência. A suspensão também ganhou melhorias - novos amortecedores, molas de menor curso, barras estabilizadoras e torres de suspensão reforçadas. O interior conta com forração de couro nos bancos, insertos de alumínio e as iniciais AV8R bordadas em vermelho nos encostos dos bancos.

O painel e a alavanca de câmbio foram herdados de outra série especial do Mustang, a Bullit. O AV8R também traz autógrafos de celebridades, pilotos famosos e personalidades associadas ao mundo da aviação ou da velocidade, como Chuck Yeager, um dos pioneiros do programa espacial norte-americano, Jack Roush, os atores Harrison Ford, John Travolta e Morgan Freeman, o ex-astronauta Jim Lovell, além de Edsel B. Ford II, neto do fundador da Ford.

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O que fazer quando a luz do ABS ascende

Quando a luz do ABS acende no painel de instrumentos significa, normalmente, que existe uma acumulação excessiva de pequenas partículas de metal libertadas pelo desgaste dos freios. A maioria dos carros está programada para desativar o ABS quando esta situação ocorre, o que não significa que os freios deixem de funcionar. É desligado apenas o ABS, mas isso não significa que não deve ser verificado.

Outro problema que ocorre com freqüência é a oxidação dos conectores que também provoca o acendimento da luz do ABS.

Para verificar se este problema é realmente só sujeira ou oxidação você pode fazer o seguinte teste: vá a uma rua deserta dirija a uma velocidade de mais ou menos 60 km e freie bruscamente, sem bombear. O carro deve seguir em linha reta sem derrapar, caso ele for para algum lado ou derrapar o sistema pode estar com algum problema e deve ser verificado com urgência.

Ford Ka de quatro portas

Animada pela boa aceitação do novo Ka, a Ford vai lançar entre o segundo semestre de 2009 e o início de 2010 a versão quatro portas do compacto. Segundo Interpress Motor apurou, o modelo já está sendo desenvolvido e deverá ter algumas alterações em relação à versão de duas portas.

Isso ocorrerá porque o novo Ka usa as portas e parte da estrutura lateral do modelo antigo, que nunca teve a opção de quatro portas. De acordo com nossa fonte, a mudança trará um desenho ligeiramente diferente na traseira do quatro portas, solução adotada pela General Motors na geração do Corsa hatch produzida entre 1994 e 2002. No mais, nada muda na nova carroceria e na parte mecânica.

Lançado no começo do ano no mercado brasileiro, o novo Ka já somou perto de 29 mil unidades vendidas e se tornou o novo carro-chefe da marca. O compacto ganhou mais espaço no banco traseiro e no porta-malas, a maior reclamação dos proprietários do modelo anterior, além de motor bicombustível.

Lightning GT, o elétrico de mais de 700 cv

Elétrico, ele tem mais de 700 cv disponíveis sob o pedal do acelerador, consegue ir de 0 a 96 km/h em 4 s e atinge a máxima de 209 km/h, limitada eletronicamente. Poderia chegar a muito mais do que isso, mas a empresa achou por bem privilegiar a autonomia em detrimento da velocidade final, além de possivelmente já estar feliz com a aceleração do esportivo. Com uma carga completa, o carro conseguirá percorrer 400 km. Com apenas 10 minutos na tomada, ele já tem 85% dessa mesma autonomia.

Com 4,45 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,20 m de altura e 2,59 m de entreeixos, outro aspecto importante do Lightning GT é o fato de ele não ter apenas um motor, mas quatro, um em cada roda, assim como o Volvo ReCharge. Esse caminho é apontado como o futuro dos automóveis, ainda que ele já tenha sido antecipado pelo Lohner-Porsche de 1899, que já utilizava um motor a combustão como gerador, idéia que tanto o ReCharge quanto o Chevrolet Volt tentam resgatar com a boa ajuda da eletrônica.

As coincidências entre o Lightning GT e o Volvo ReCharge não param por aí. Os motores que ambos utilizam em cada uma de suas rodas são os mesmos, os Hi-Pa Drive. No GT, cada um gera 120 kW, ou 163,15 cv, o que dá um total de 653 cv, arredondando. A potência restante vem do conjunto de baterias NanoSafe, que emprega nanotecnologia para oferecer mais estabilidade de temperatura de trabalho (baterias de íons de lítio comum precisam ser aquecidas a baixas temperaturas). Desse conjunto vêm 36 kW, ou seja, mais 49 cv, totalizando exatos 702 cv. Segundo a empresa, cerca de 10 minutos são suficientes para rodar 320 km.

Como as fotos comprovam, o Lightning GT já roda, e sobre rodas de aro 20”, mas só estará pronto para as vendas em 2010. Com apenas dois lugares, no futuro ele deve ganhar uma versão perua. O espaço para carga, considerando não haver um motor para ocupar espaço na carroceria, deve ser bastante generoso, mas ainda não foi divulgado oficialmente.

Segundo a Lightning Car Company, que produzirá o GT, o modelo poderá ser vendido no mundo inteiro. No Reino Unido, ele custará £ 150 mil, cerca de R$ 480 mil. Se viesse ao Brasil, contando impostos, seu valor, no mínimo, duplicaria. Para os interessados, a fábrica está aceitando encomendas antecipadas mediante 10% de entrada, ou R$ 48 mil. O site da empresa é www.lightningcarcompany.co.uk. Pode parecer caro, mas quem disse que um pedaço do futuro custaria pouco?

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Dafra vai duplicar produção para atender à demanda, diz presidente

Caçula do segmento de duas rodas, a Dafra superou as expectativas do próprio Grupo Itavema, do qual faz parte. Em apenas seis meses de operação, a montadora que usa tecnologia chinesa já ocupa a quinta posição, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no ranking de vendas. Cerca de 16 mil motocicletas e scooters da marca foram emplacadas no primeiro semestre, o que representa 1,69% do mercado. Como resultado, o presidente da Dafra Motos, Creso Franco, revela que a capacidade da linha de montagem terá de ser duplicada, passando para 600 motos/dia. Além disso, para se adequar às novas normas de emissão de poluentes em 2009, a montadora inaugura no segundo semestre seu laboratório de controle de emissão de poluentes. Com isso quer também investir em novos modelos. Entre eles, a Horizon 250, a primeira custom da marca que deve chegar até o final do ano. Confira abaixo a entrevista com Creso Franco.

Infomoto - Qual o balanço que o senhor faz deste início de operação da Dafra?
Creso Franco - Altamente positivo. Os emplacamentos ficaram acima das previsões. Só em junho comercializamos cerca de 9 mil motos. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a Dafra superou alguns de seus concorrentes em importantes capitais, chegando a atingir 9% do mercado. Para alcançar estes números, temos mais de 210 pontos de vendas, uma completa assistência técnica e um grande estoque de peças.

Infomoto - Nesse ritmo, a Dafra deve superar as 60 mil motos até o final do ano ?
Creso Franco - Esse resultado aponta que ultrapassaremos a meta inicial. Em função da boa aceitação dos modelos no mercado e a forte atuação da rede de concessionárias há uma expectativa de encerrarmos 2008 com cerca de 80 mil motos comercializadas.

Infomoto - A Speed 150 é mesmo o "carro-chefe" da Dafra?
Creso Franco - Sim. O modelo street tem uma boa aceitação. Hoje, a Speed 150 representa cerca de 60% de nossas vendas. Porém a demanda de mercado é maior. Alguns modelos, por exemplo, a Speed e a Kansas têm fila de espera.

Infomoto - O que a empresa está fazendo para atender a demanda?
Creso Franco - Estamos duplicando a linha de montagem. Implantaremos o terceiro turno na fábrica, que já está sendo ampliada. Assim, dentro do mix de produtos, em um curto espaço de tempo fabricaremos 600 motos/dia.

Infomoto - Qual o próximo lançamento da marca?
Creso Franco - Estamos programando o lançamento da Horizon para agosto. O modelo custom estará equipado com motor de dois cilindros em "V", será uma moto atraente e seguirá a mesma proposta dos outros modelos Dafra -- produto diferenciado a um preço justo. Já estamos pesquisando e desenvolvendo novos modelos que irão complementar a linha em 2009. Teremos boas novidades entre modelos com apelo mais esportivo, on/off-road e também uma CUB.

Infomoto - Em janeiro entra em vigor a terceira fase do Promot [Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares, que começou em 2003, teve uma nova definição de limites em 2005 e ganhará um novo patamar, a fase 3, em 2009]. O que a Dafra está fazendo para atender aos limites de emissão de poluentes mais rígidos. A companhia vai apostar em modelos injetados ou apenas aperfeiçoará o sistema de exaustão?
Creso Franco - Em termos de tecnologia estamos investindo nas duas possibilidades. Nossa idéia é homologar as duas opções, injetada e carburada, dos produtos que já estão em linha. Nos próximos dois meses tomaremos a decisão do que será feito para 2009. Mas posso afirmar que para o próximo ano a Horizon 250 já será injetada.

Infomoto - Quando o laboratório de controle de emissão de poluentes ficará pronto?
Creso Franco - A Dafra está investindo R$ 8 milhões em um moderno laboratório de controle de emissão de poluentes do país. Devemos inaugurá-lo no final de julho. Em agosto estará em pleno funcionamento. Com o nosso próprio laboratório poderemos fazer todas as avaliações para a homologação de novos produtos e também o controle estatístico da produção. Isso garantirá ao consumidor que a moto Dafra estará de acordo com as especificações do Promot 3.

Infomoto - Quais desafios a montadora terá pela frente?
Creso Franco - Não estamos preocupados com a concorrência. A meta é ultrapassar a casa das 60 mil motos e ampliar a rede de concessionárias para 300 pontos de vendas até meados de 2009. A Dafra está preocupada com um crescimento sustentado, traduzido no laboratório de testes e desenvolvimento de novos produtos. Estamos trabalhando muito próximo da rede para, assim, garantir um bom atendimento aos nossos clientes. E para cuidar da área de engenharia da qualidade convocamos um profissional que terá a missão de cuidar de um dos nossos principais focos, a qualidade de nossas motocicletas.
(por Aldo Tizzani)

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VW confirma tração dianteira para o up!


O up! é um modelo da Volkswagen que promete revolucionar o estilo empregado nos automóveis da marca no futuro. Pois bem, a versão conceito foi muito bem recebida, contando com motor na parte de trás do veículo e tração igualmente traseira, como no bom e velho Fusca.

Depois da revelação da versão conceito, muitas especulações foram criadas sobre como o up! chegaria à sua forma de produção. Agora, a VW acabou com todas as dúvidas e, para a tristeza de quem estava empolgado com a idéia, o veículo virá ao mundo com motorização e tração dianteira.

Quem deu a declaração oficial foi o chefão da marca, Martin Winterkorn, que deixou claro que até mesmo a própria companhia alemã ficou frustrada com o anúncio: “Nossos engenheiros queriam o up! com motor traseiro e fizeram de tudo, até o final, por essa solução, mas não foi algo possível”. A explicação resumida para a decisão é que, na configuração com motor traseiro, o espaço ficava limitado.

Outro anúncio importante em relação ao veículo é que ele chegará ao mercado em 2011, ou seja, com um atraso de cinco meses em relação à data que havia sido divulgada inicialmente.

Por fim, o fabricante também disse que, quando for lançada a versão final, provavelmente em 2010, o up! contará com variáveis hatch, minivan e sedã. A previsão é de comercializar cerca de 500 000 unidades do carrinho por ano.

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Carros usados sobem 1% no semestre

Os automóveis usados ficaram 1% mais caros nos primeiros seis meses do ano, de acordo com pesquisa mensal da agência AutoInforme, que acompanha a evolução do mercado com base na cotação da Molicar. A alta apurada ainda é pequena e bem abaixo da inflação, mas é importante do ponto de vista de mudança da tendência dos preços, segundo a agência.

O resultado do semestre mostra um cenário bem diferente do registrado no ano passado, quando o preço do carro usado seguia em queda acentuada. No mesmo período de 2007, o preço do usado acumulou queda de 5,1%. Desde 2004 não era registrado aumento de preço de carro usado. Isso demonstra que o setor está aquecido.

No mercado é comum que o consumidor de carro novo dê seu usado como parte do pagamento, o que faz com que o volume de oferta de usados aumente. O comportamento dos preços dos carros usados é bastante distinto quando se separam os modelos nacionais dos importados. Considerando apenas os carros nacionais a alta é mais expressiva, 1,81%. Já os preços dos importados estão em forte queda, de 5,55% no período de janeiro a junho.

Por marca, as diferenças também são grandes. Os carros da Fiat foram os que mais subiram de preço no semestre, alta de 8,51%. Em seguida vieram os da Ford, que ficaram 7,13% mais caros. Os veículos Mercedes-Benz subiram 2,82%, e os Chevrolet, 1,30%. Os carros da Renault, Toyota, Citroën , Honda e Audi fecharam o semestre mais baratos. Em junho o preço do usado fechou praticamente estável, com queda de 0,08% na média. Os nacionais tiveram leve alta de 0,04% e os impostados fecharam o mês com queda de 0,42%.

Marca Variação %
Fiat................ 8,51
Ford ..............7,13
Mercedes .....2,82
Chevrolet .....1,30
Volkswagen .0,94
Peugeot ........0,18
Renault .......-1,96
Toyota ........-2,06
Citroen ........-2,72
Honda .........-3,73
Audi ............-3,91


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Novos motores para S10 e Blazer

A General Motors assinou nesta terça (22) um contrato com a MWM International Motores para o fornecimento de 420 mil propulsores diesel de nova geração. Esses propulsores equiparão em nova linha de veículos da GM (ao que tudo indica, os sucessores dos veteranos S10 e Blazer) que serão lançados pela subsidiária brasileira a partir de 2011 e se destinarão ao mercado interno e às exportações.

De acordo com Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, o anúncio da parceria "está em sintonia com o nosso objetivo estratégico de chegarmos ao ano de 2012 com toda a linha Chevrolet completamente renovada".

O contrato – o maior já firmado pela GM com um fornecedor no Brasil – tem duração de sete anos e prevê investimentos de US$ 80 milhões por parte da MWM. Serão 60 mil motores fornecidos por ano. O novo motor turbodiesel será um 2.8 de quatro cilindros. Atualmente a MWM fornece o propulsor Sprint 2.8 que equipa a picape S10 e o utilitário esportivo Blazer.


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Mosler MT 900S com 1.635 cv de potência

Nos Estados Unidos quem tem a mão afinada para mexer em um motor de 7,0-litros (LS7) do Corvette é considerado rei. Pois é. A equipe de preparação Nelson Racing então pode receber o título de majestade facilmente, afinal ela elaborou um Mosler MT900S, denominado de “Red Devil”, ou Diabo Vermelho”, capaz de ultrapassar a barreiras do 1.500 cv.

Trabalhando na mesma base do motor do Corvette (550 cv), a equipe conseguiu aplicar dois turbocompressores para elevar a potência para estúpidos 1.635 cv. Para aferir toda esta força, o coração do Mosler MT900S foi colocado em um dinamômetro de alta fidelidade.

Além da potência máxima, o carro oferece um torque fabuloso de 204 kgm a 5600 rpm. Para ter uma noção do conjunto, o esportivo consegue produzir mais potência que um Fiat Mille só a 100 rpm. Ou seja, 70 cv com o motor girando a 100 rpm.

Para controlar o motor, que pode chegar aos 1.800 cv de potência a 6.200 rpm, a equipe controlou a capacidade máxima do giro. Já para driblar a autonomia necessária, a Nelson Racing aplicou um tanque de combustível extra ao bólido que faz cerca de um quilômetro por litro.

O Mosler MT900S Red Devil estará pronto para desafiar as pistas em uma semana. A idéia do projeto é mostrar que a equipe Nelson Racing conseguiu construir um dos automóveis mais potentes do mundo.

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Impreza surge em Londres 250 cv, 330 cv e 380 cv

Se não bastasse os Impreza WRX e WRX STi, a Subaru leva ao Salão de Londres três séries especiais de seu endiabrado hatchback: WRX-S; STi 330S e 380PS, este ainda um conceito que vai depender da aceitação do público para entrar em produção.

O mais tranqüilo do trio é o WRX-S. Sua base é o WRX, porém a potência do motor 2.5 com quatro cilindros contrapostos subiu de 230 cv para 255 cv (cavalos). Esse incremento fez o tempo de aceleração de 0 a 96 km/h cair de 6,0 para 5,5 segundos. Se não quiser escutar o motor, há sistema de áudio com disqueteira para seis CDs e 10 alto-falantes, além de faróis de xenônio.

Já o próprio nome do STi 330S entrega seu caráter. Derivado do WRX STi, que é apenas o mais forte dos Impreza, desenvolve 330 cv de potência, em vez dos 310 cv originais. Assim consegue acelerar de 0 a 96 km/h em meros 4,4 segundos, número digno de um Porsche 911 Carrera S. O 330S ainda tem sistema de escapamento com 90 milímetros de diâmetro, bancos Recaro tipo concha, navegação por satélite, cartão eletrônico para entrada e botão de partida.

Não está satisfeito? Então faça coro no estande da montadora japonesa pedindo a produção do Impreza 380PS. A sigla identifica quanto sai do seu motor e estes 50 cv a mais dão condições de o Impreza andar junto com superesportivos do quilate de Lamborghini Murciélago, Mercedes SLR, Ferrari 599 GTB Fiorano.


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Hypermotard 1100 S

Especialista em motos esportivas, a italiana Ducati virou uma espécie de símbolo de modelos sofisticados e de alto desempenho. Um mundo no qual transita com bastante intimidade, vencendo inclusive o Mundial de Motovelocidade, contra gigantes japoneses, demonstrando que nem sempre o maior pode ser o melhor. Com o lançamento do modelo Hypermotard 1100, que mescla características de asfalto e de fora-de-estrada, a Ducati entrou em um segmento que até então não havia explorado e provou que também pode se aventurar em outros mundos.

O modelo Hypermotard foi apresentado pela primeira vez no 63º Salão de Milão, em 2005, ainda como moto-conceito, equipada com motor de 1.000cm³, e fez tanto sucesso que foi eleita pelos visitantes (de todas as partes do mundo) como o mais belo modelo da feira. A sinalização do público e a repercussão positiva foram a senha para a montadora acelerar sua produção em série, que foi anunciada apenas um ano depois, exatamente no 64º Salão de Milão, de 2006, com a moto sendo comercializada no início de 2007.

Evolução
O motor, herdado do modelo Multistrada, saltou para 1.100 cm³ (exatos 1.078 cm³) e conserva a tradicional arquitetura da marca, com dois cilindros em V, inclinados em 90 graus e dispostos em L, refrigeração a ar e o famoso comando de válvulas desmodrômico, equipado com injeção eletrônica, que fornece 90 cv a 7.750 rpm e um torque de 10,5 kgfm a 4.750 rpm. O conjunto fica propositalmente exposto, seguindo a filosofia supermotard de aliar a versatilidade das fora-de-estrada com o desempenho das esportivas.

O visual tem a tradição da badalada escola italiana de design, com formas elegantes, que mistura conceitos retrôs e futuristas, além de escapes de saída alta. O pára-lamas dianteiro lembra o capô de automóveis antigos, mas o painel e as setas no largo guidão, com leds, caracterizam a vanguarda. O modelo tem dimensões compactas e um quadro com a marca registrada da Ducati, construído em tubos treliçados. O desenho do modelo, porém, tem uma curiosidade globalizada. Foi elaborado pelo francês Pierre Terblanche, que também assina outros modelos da marca.

Exclusiva
Este ano, a Ducati preparou uma versão do modelo ainda mais exclusiva, batizada de S, que conserva as características visuais da Hypermotard pioneira, mas, a exclusiva opção de pintura negra, além de incorporar novos elementos técnicos. A suspensão dianteira é uma Marzocchi invertida, com tubos de 50 mm de diâmetro e tratamento antiatrito e 165 mm de curso. A suspensão traseira é uma profissional Ohlins, com 141 mm de curso, ancorada em balança monobraço de alumínio. Ambas totalmente reguláveis.

A velocidade final passa dos 220 km/h e, para brecar, a nova 1100 S ganhou uma pinça de freio dianteiro Brembo, do tipo monobloco, de ataque radial, com quatro pistãos que mordem dois discos de 305 mm de diâmetro, herdada da 1098 Superbike. As rodas, aros 17 polegadas, calçadas com pneus esportivos, agora são Marchesini, com pintura preta e filete vermelho, em liga superleve, com economia de 2 kg. A nova 1100 S também usa várias partes em fibra de carbono, que reduziu o peso a seco para 177 kg. A Ducati é importada oficialmente para o Brasil, mas ainda não foram definidos datas e preços para a Hypermotard 1100 S.

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As melhores perseguições de carro do cinema

A comédia policial “Um golpe à italiana” (The Italian Job), de 1969, ficou em primeiro lugar no ranking dos dez melhores carros de perseguição da história do cinema.

“Muitos deles não usam aquele monte de efeitos especiais, o que os torna mais impressionantes”, disse Kathryn Jacob, do site Pearl & Dean, responsável pela pesquisa com mais de três mil pessoas. Confira a lista:

1º Um golpe à italiana com 25% dos votos
A comédia policial “Um golpe à italiana” (The Italian Job), de 1969, ficou em primeiro lugar graças às perseguições dos Mini Coopers S pelas estreitas ruas de Turim, na Itália. Protagonizado por Michael Caine, o longa-metragem, refilmado anos mais tarde sob o título “Uma saída de mestre”, recebeu 25% dos votos.




2º Os irmãos cara-de-pau com 16% dos votos
Com 16% da preferência, o segundo lugar foi para “Os irmãos cara-de-pau” (The Blues Brothers). Nele, os irmãos da banda The Blues Brothers dirigem uma antiga viatura policial montada sobre um Dodge Monaco 1974 nas aventuras em busca de dinheiro.










3º A Identidade Bourne com 15% dos votos
“A Identidade Bourne – Renascido em Perigo” (The Bourne Identy) recebeu 15% dos votos pelas manobras de um Mini Cooper usado por Matt Damon na perseguição de um inimigo desconhecido.






4º Ronin com 10% dos votos
Com 10% dos votos, o filme Ronin ficou em quarto. Nele, Robert De Niro é um ex-agente da CIA que, ao volante de um Audi S8 percorre as ruas da cidade francesa de Nice em espetaculares perseguições.




5º Batman Begins com 9% dos votos
Em evidência na semana de estréia do filme “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, o Tumbler Batmóvel - que na nova versão ganha uma moto acoplada -, também recebeu 9% dos votos depois de arrasar nas ruas de Gotham City.






5º Bullitt também com 9% dos votos
Para alcançar bandidos a bordo de um Dodge Charger no filme Bullit, de 1968, em uma perseguição coreografada pelas ruas de San Francisco (EUA), o Ford Mustang 390 GT ganhou mais potência e reforço na suspensão. Foi escolhido também por 9% dos entrevistados.

Veja a lista completa aqui

VW lançará rival do Lotus Elise

Nos últimos anos, a Volkswagen tem apresentado alguns conceitos de esportivos bem aceitos, mas que não passaram de papéis ou então de protótipos. Em 2003, por exemplo, a marca apresentou, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o Concept R (foto). Depois disso, apresentou, em Tóquio, o EcoRacer. Os dois são veículos esportivos de dois lugares.

A boa notícia, entretanto, é que a Volks está preparando para o Salão do Automóvel de Los Angeles, que será realizado em novembro, nos Estados Unidos, um novo esportivo de dois lugares, mas desta vez ele tem chance de ser produzido e, provavelmente, brigará pelo mercado contra o Lotus Elise.

De acordo com o site Autocar, trata-se de uma alternativa econômica em relação ao modelo da marca inglesa, com consumos menores e um preço mais acessível. Acredita-se que as opções de motorização são 1.4 TSI, de 168 cv, e 1.6 TDI, de 125. O câmbio seria DSG.

Outro objetivo da marca com o modelo é de criar versões com carrocerias roadster e cupê e não atingir os 1 000 kg, conseguindo, assim, melhores desempenhos, como uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos, além de um consumo interessantíssimo de 22,2 km/litro.


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Ford mudará foco para carros pequenos

A Ford está prestes a mudar drasticamente seu foco para produção de mais veículos pequenos, publicou o jornal New York Times, citando fontes próximas dos planos. A Ford fará o anúncio na quinta-feira (24), quando divulgar seus resultados trimestrais, segundo informou o jornal.

A companhia deve anunciar que converterá para montagem de carros de passeio, três de suas fábricas norte-americanas que produzem picapes, informaram as fontes ao diário.

A Ford vai realinhar fábricas para produção de motores com consumo mais eficiente de combustível e produzir seis de seus próximos modelos europeus no mercado dos Estados Unidos.

A companhia também tornará sua marca Mercury parte integral da estratégia de carros pequenos, publicou o jornal citando as fontes que pediram para não serem identificadas.

Um porta-voz da Ford não retornou chamada para comentar o assunto.

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Isignia nas alturas

Subsidiária inglesa da Chevrolet, a Vauxhall promoveu hoje uma campanha bem diferente para apresentar o seu mais novo sedã, o Insignia. Em um tempo de seis segundos, um guindaste ergueu o carro em 45 metros na parque Potters Fields, no centro de Londres, onde 300 pessoas acompanhavam o evento.

Esta ação faz parte do lançamento do carro, que também estará no Salão Internacional do Automóvel em Londres, com início na próxima terça-feira (22). "Queremos mostrar o quanto o carro é bem acertado em detalhes, Como o Insignia, este evento foi meticulosamente coordenado", afirmou o chefe de marketing da General Motors européia, Alain Visser.


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Sentra SE-R chega no mês que vem

Está programada para os dias 21 e 22 de agosto a chegada do Nissan Sentra SE-R, versão esportiva do sedã com motor de 2,5 litros com quatro cilindros e 16 válvulas. O propulsor gera 200 cv de potência a 6.600 rpm e 24,8 kgfm de torque a 5.200 rpm. Ele também tem suspensão modificada e reforços na carroceria e na parede corta-fogo por conta do motor mais potente. O câmbio pode ser manual de seis velocidades ou do tipo CVT.

No visual o Sentra SE-R ganha rodas de 17 polegadas, grade em colméia, aerofólio traseiro e moldura das lanternas na cor preta. O esportivo também é equipado com teto solar elétrico, indicador de pressão de óleo e da força da gravidade, bancos em concha e cintos de segurança na cor vermelha.

O preço deverá ficar em torno de R$ 100 mil, já que deve brigar no mercado com o Honda Civic Si (192 cv) e com Volkswagen Golf GTI (193 cv). O sedã custa R$ 99.500 e o hatch parte de R$ 103.790.

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Os 10 carros mais vendidos do primeiro semestre de 2008

As vendas de automóveis e comerciais leves passaram de 1.028.043 unidades no primeiro semestre do ano passado para 1.338.078 unidades no acumulado do mesmo período deste ano, uma alta de 30,16%. O desempenho de maio para junho também foi positivo. Foram comercializadas 242.880 unidades em junho, contra 229.961 unidades em maio, um crescimento de 5,62%.

A Fiat continua sendo a marca mais vendida do Brasil, com uma participação de 25,1% no semestre e 26,38% no mês de junho. A segunda posição do ranking de participação do semestre fica bem acirrada entre VW (21,68%) e GM (21,48%). Para ter uma idéia, a Chevrolet chegou a emplacar mais modelos que a alemã durante o mês de junho. Isso pode ser justificado pela expectativa da chegada do novo Gol.

Ainda no acumulado do semestre, a Ford se mantém isolada na terceira colocação, com 9,44% de participação, e a Renault (4,38%) começa a se distanciar da Honda (4,15%). Veja abaixo os dez mais bem classificados do primeiro semestre:

1º - VW Gol - O automóvel é mesmo um líder de vendas. Só no mês de junho foram vendidas 24.473 unidades, cerca de 3 mil a mais que no mês anterior. No acumulado, o automóvel da Volkswagen marca 138.878 veículos emplacados. A tendência é que, com o modelo novo, a diferença para o segundo colocado aumente.

2º - Fiat Palio - Dizer eterno vice-líder seria uma indelicadeza, porém o Palio está se tornando um. Nada feio, afinal, o carro quase quebrou a hegemonia de mercado do Gol no mês de maio, ficando apenas 2 mil unidades atrás do líder. Mas, com a chegada do novo Gol, a diferença já subiu para 4 mil unidades. O carro da Fiat registra 110.857 unidades no semestre e 20.281 no mês de junho.

3º - Chevrolet Celta - A GM acertou na produção deste modelo compacto. Seria injustiça dizer que o projeto não vingou. O Celta vendeu 12.201 unidades em junho e 11.776 em maio. No semestre foram 72.302 unidades comercializadas. O degrau perante os líderes é grande, mas o automóvel vem fazendo história.


4º - Chevrolet Classic - Aquele velho ditado de que uma mão lava a outra poderia ser usado nesta situação, em que este modelo quase ultrapassa as vendas do Celta. Mas, se não fosse este antiquado sedã compacto, a GM poderia estar bem pior na participação do mercado interno. O sedã vendeu 13.036 em junho, 10.595 em maio, e registra 69.165 unidades no acumulado.

5º - Fiat Mille - O carro mais barato fabricado no Brasil também é um dos mais defasados tecnologicamente. Mesmo assim, o Mille se mantém como um dos mais vendidos do Brasil, com cerca de 10 mil unidades ao mês. No acumulado, o carro marca 67.919 emplacamentos.

6º - VW Fox - O compacto da marca vendeu 10.600 unidades em maio e 9.480 em junho. A queda talvez se justifique pela chegada do novo Gol, que irá concorrer indiretamente com o irmão mais velho. O Fox emplacou 60.763 unidades no primeiro semestre deste ano.


7º - Fiat Siena - Longe de arrancar a posição do Classic, o sedã italiano vem conquistando compradores mês a mês. A reestilização, depois de várias tentativas, desta vez pegou. O carro está mais moderno e bonito que os modelos anteriores e que o seu concorrente direto. São 50.650 unidades emplacadas em 2008.

8º - Honda Civic - Ele é a galinha dos ovos de ouro da marca japonesa. No acumulado de 2008, o sedã marca 31.226 unidades. Em maio, foram vendidas 5.305 unidades e em junho, 5.409. Entre os sedãs médios, ele é o líder. Entre os colocados à frente dele nesta lista, o Civic é o único que não tem versão popular. O carro merece, afinal, resiste bravamente em um mercado soterrado de modelos velhos e de valores elevados.


9º - Ford Ka - Novo, mas nem tanto, este compacto vem ganhando as ruas brasileiras. De um projeto elaborado sob pressão sindical, o carro se revigorou e faz frente aos modelos mais baratos do mercado: 29.568 unidades no primeiro semestre e 6.712 no mês de junho.

10º - Ford Fiesta - O Ka não arrancou consumidores que estavam de olho neste carro. O hatch da marca americana vendeu 28.588 unidades até a metade de 2008 e mantém a média de 6,5 mil carros ao mês.

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Lada Niva 4x4 deve voltar ao Brasil

O Lada Niva deve voltar ao trânsito brasileiro por meio da empresa Caoa, também representante oficial no país das marcas Subaru e Hyundai. A notícia ainda não foi confirmada oficialmente pelo grupo, mas o presidente da empresa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, disse à revista AutoEsporte que o processo de importação já está bem adiantado.

O motor será o mesmo que equipou a última versão do Lada Niva vendida no Brasil, um 1,7-litro a gasolina com injeção eletrônica, 80 cv de potência máxima e torque de 13 kgm. O câmbio é o manual de cinco velocidade e a tração continuará integral.

Apesar de ser idolatrado no país por ser uma opção barata para enfiar o pé na lama, o Niva esbarrou na manutenção complicada. A dificuldade para encontrar peças de reposição e a ausência de mecânicos acostumados à “tecnologia russa” fizeram do carro um certo mico para os não adeptos das trilhas.

Uma vida de desilusões

O Lada Niva foi lançado em 1976 e ganhou notoriedade por aqui em 1990, numa época de poucas opções e início da abertura das importações. Antes de ser comercializado no Brasil, ele passou por uma reestilização em 1985. Depois que o carro abandonou o Brasil, ele ganhou um motor a diesel de 1,9 litro em 1993.

Em 1998, a Chevrolet fechou uma joint-venture com a fabricante dos modelos da marca Lada para revigorar o carro 4x4. Usando o mesmo nome e a mesma mecânica do modelo tradicional, a Chevrolet criou um veículo novo. A GM chegou a estudar a aplicação do motor 1,8-litro Ecotec da Opel em 2003, porém não houve êxito. A intenção da marca era tornar o Niva um veículo exportável. O utilitário emite 233 CO2 g/km e faz cerca de 4 km/l.

O modelo que a Chevrolet fabrica é exclusivo para a Ásia, porém aquele velho tanque de guerra que foi trazido para o Brasil continua pelo mundo. Tudo indica que é este que voltará para cá. Em países como Colômbia, Equador e Venezuela, é possível encontrar veículos da marca Lada zero quilômetro.


Webmotors


Algumas correções e observações feitas por Gil (que sabe tudo de Niva) nos comentários.

"...O motor será o mesmo que equipou a última versão do Lada Niva vendida no Brasil, um 1,7-litro a gasolina com injeção eletrônica, 80 cv de potência máxima e torque de 13 kgm..."
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Não exatamente, os últimos Nivas que entraram no Brasil, mod. 99, tinham i.e. monoponto, enqunato que os atuais têm i.e. multiponto.

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"Apesar de ser idolatrado no país por ser uma opção barata para enfiar o pé na lama, o Niva esbarrou na manutenção complicada. A dificuldade para encontrar peças de reposição e a ausência de mecânicos acostumados à “tecnologia russa” fizeram do carro um certo mico para os não adeptos das trilhas."
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Ao contrário, a manutenção do Niva é simples, por ser um carro espartano, de pouca tecnologia moderna. As peças faltaram por algum tempo devido ao enorme sucesso de vendas do carro, o que fez com que a previsão de importação de peças de reposição fosse subestimada, ocasionando falta das mesmas. Hoje em dia suas peças podem ser encontradas com relativa facilidade, particularmente nas capitais. Quanto aos mecânicos, o que faltava era boa vontade, pois a mecânica dos Lada é tão complicada quanto as do Fusca, do Chevette, do Santana...

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"Depois que o carro abandonou o Brasil, ele ganhou um motor a diesel de 1,9 litro em 1993."
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O Niva foi vendido no Brasil até 1999, portanto em 1993 ainda era vendido no País!

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"Em 1998, a Chevrolet fechou uma joint-venture com a fabricante dos modelos da marca Lada para revigorar o carro 4x4. Usando o mesmo nome e a mesma mecânica do modelo tradicional, a Chevrolet criou um veículo novo."
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Errado! O Chevy Niva, como foi batizado, é um projeto da Autovaz (Lada) que estava progredindo a passos de tartaruga, devido à falta de recursos da montadora russa. Com a joint venture, houve uma injeção de recursos que permitiu a conclusão do projeto. Mas a contrapartida foi a adoção do nome "Chevy Niva" e a colocação da "gravatinha" da GM na grade. O nome Niva deixou de ser usado no modelo antigo, que passou a se chamar "Lada 4x4".

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"...O utilitário emite 233 CO2 g/km e faz cerca de 4 km/l."
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De onde saiu esta informação absurda sobre o consumo?

A resposta para o Gil esta nos comentários

Carro elétrico de dois lugares

O carro elétrico e dois lugares MyCar, produzido pela Nice e com projeto do famoso designer italiano Giorgetto Giugiaro, da Italdesign, fará a estréia mundial nesta semana durante o Salão do Automóvel de Londres (de 23 de julho a 3 de agosto). Fabricado em Hong Kong, o veículo deverá custar US$ 18 mil. O MyCar atinge a velocidade máxima de 64 km/h e tem autonomia de seis a oito horas.


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Hamilton vence GP da Alemanha

Lewis Hamilton, da McLaren, foi o grande campeão do GP de Hockenheim, que também contou com dobradinha brasileira no pódio. Nelsinho Piquet, da Renault, ficou com a segunda colocação, seguido de Felipe Massa, da Ferrari, em terceiro.

As últimas doze voltas do GP foram marcadas por acirrada disputa entre Hamilton, Nelsinho e Massa. O inglês estava atrás dos brasileiros, mas apresentou melhor desempenho, pressionando os pilotos da Ferrari e da Renault até ultrapassá-los.


Nelsinho (à frente) segurou a posição em relação à Massa (fundo)Nelsinho Piquet soube aproveitar as paradas da equipe, mantendo-se constante na briga pelo pódio desde o inicio da prova. O brasileiro chegou a ocupar o primeiro posto na 46ª volta. Pressionado por Hamilton, Nelsinho teve que ceder, faltando oito voltas para o final da corrida.

O desempenho das Ferraris foi bom, mas seus carros não pareciam atender às exigências da pista ao bem quanto os carros da McLaren. A scuderia italiana confiou na estratégia de paradas para superar a equipe inglesa, colocando mais combustível no carro de Massa para tentar ganhar vantagem sobre Hamilton, que já se mostrava o principal rival a ser vencido desde os treinos de quinta-feira.

Paradas e definições

Na 37ª volta, a roda esquerda traseira de Timo Glock, da Toyota, soltou-se após passar por cima da zebra, na entrada da reta de largada. O carro rodou pela pista, espalhando pedaços, o que obrigou a entrada do safety car.

Mark Webber, da Red Bull, não conseguiu sequer esperar a liberação da pista. Seu carro soltava fumaça desde a saída dos boxes, e acabou parado.

Na reabertura da pista, Massa caiu da segunda para a quarta posição, após a Ferrari optar por mais uma parada. Hamilton não reabasteceu, mantendo a frente. Haikkonen foi prejudicado pela estratégia da equipe italiana, que deu preferência ao brasileiro nos boxes, e acabou reiniciando a corrida na décima posição.

Barrichello também foi prejudicado na 42ª volta, ao ultrapassar David Coulthard, da RBR. O brasileiro foi jogado para fora da pista com um toque de roda do rival, que também rodou para a lateral. Rubinho ficou de fora do restante do GP.

Robert Kubica, da BMW, teve um bom desempenho, cometendo apenas um erro durante a antepenúltima volta, que lhe custou a sétima posição para Sebastien Vettel, da STR, mas o polonês conseguiu recuperar-se a tempo da chegada.

Resultado do GP da Alemanha:
Lewis Hamilton - McLaren - 1h31m20s874
Nelsinho Piquet - Renault - a 5s586
Felipe Massa - Ferrari - a 9s339
Nick Heidfeld - BMW Sauber - a 9s825
Heikki Kovalainen - McLaren - a 12s411
Kimi Raikkonen - Ferrari - a 14s483
Robert Kubica - BMW Sauber - a 22s603
Sebastien Vettel - STR - a 33s282
Jarno Trulli - Toyota - a 37s199
Nico Rosberg - Williams - a 37s658
Fernando Alonso - Renault - a 38s625
Sestastien Bourdais - STR - a 39s111
David Coulthard - RBR - a 54s971
Giancarlo Fisichella - Force India - a 59s093
Kazuki Nakajima - Williams - a 1m00s002
Adrian Sutil - Force India - a 1m09s488
Jenson Button - Honda - a 1 volta
Rubens Barrichello - Honda - abandonou (acidente)
Mark Webber - RBR - abandonou (motor)
Timo Glock - Toyota - abandonou (acidente)

Classificação do mundial de pilotos:

Lewis Hamilton (ING) 58 pontos
Felipe Massa (BRA) 54 pontos
Kimi Raikkonen (FIN) 51 pontos
Robert Kubica (POL) 48 pontos
Nick Heidfeld (ALE) 41 pontos
Heikki Kovalainen (FIN) 27 pontos
Jarno Trulli (ITA) 20 pontos
Mark Webber (AUS) 18 pontos

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Volvo C30 pode ganhar versão “R”

Com o hatch C30, a Volvo tem conseguido números de vendas muito respeitados em todo o mundo, inclusive, por que não, no Brasil. E como de costume, quase sempre as marcas planejam versões especiais dos modelos que estão de bem com os números.

Por isso, surgiu a especulação de que a Volvo já teria criado um pacote “R-Design” do hatch, que deixaria o veículo mais atlético e robusto, mesmo já tendo, naturalmente, um apelo mais jovem.

O propulsor que impulsionaria a versão “R” seria o mesmo que está na parte de baixo do capô do Ford Focus RS, com cinco cilindros, além de um novo turbo. Com isso, o automóvel poderá desenvolver 350 cv de potência máxima.

A decisão ainda estaria sendo tomada pelos executivos da marca sueca, mas, de acordo com a publicação AutoTelegraaf, a Volvo poderá ter criado apenas um modelo experimental, sem planos de produzi-lo.

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Versão final do Camaro

Depois de Ford Mustang e Dodge Challenger, chegou a vez de o Chevrolet Camaro voltar à cena. A General Motors divulgou hoje as primeiras imagens oficiais do esportivo que será comercializado a partir de 2009 nos Estados Unidos. Apesar do logo RS na grade, ao que tudo indica, o modelo chegará em três versões: LS, LT e SS, sendo a última a mais esportiva.

O Camaro saudosista virá equipado com duas opções de motor. Quem se preocupa um pouco menos com performance, deve optar pela motorização V6 3.6 l de 296 cv. No entanto, quem quer reviver o poder dos muscle car dos anos 1960 e 1970, pode escolher o motor V8 6.2 l de 416 cv. Na hora de parar, o novo Camaro não irá decepcionar, pois vem equipado com freios Brembo nas quatro rodas, com direito a pinças de quatro pistões. Seu peso gira em torno de 1.700 kg.

Para o sistema de transmissão, a Chevrolet deve oferecer um câmbio manual de seis marchas e outro automático sequencial. O interior é um show a parte, principalmente na parte do velocímetro e do conta-giros, que contam com molduras prateadas, como no modelo antigo. Destaque também para o volante de três raios e com visual bem agressivo, de linhas retas. A iluminação dos instrumentos e do restante do painel é toda feita com LEDs azuis.

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Três anos de garantia ao Clio Sedan

Além de um ano gratuito por parte da fábrica, o Clio Sedan passa a ter a possibilidade de até três anos de garantia total. A opção pode ser escolhida no ato da compra ou então num período de até seis meses, para durar até 3 anos ou 100 000 km rodados.

Trata-se do programa “Renault Mais Garantia”, desenvolvido pelo departamento de pós-venda da montadora francesa no Brasil. Segundo a empresa, ele é um sistema sem restrições, que mantém todas as coberturas oferecidas pela montadora no primeiro ano após a compra. Além do Clio Sedan, o Clio Campus e o Scenic também podem receber este tipo de cobertura. Seu valor pode ser diluído nas parcelas do financiamento ou pode ser dividido no cartão de crédito. Confira abaixo a tabela de preços.

Clio Campus
12 meses
Na compra do veículo 0 km - R$ 490
Até 3 meses ou 7.500 km - R$ 540
Até 6 meses ou 15.000 km - R$ 590

24 meses
Na compra do veículo 0 km - R$ 790
Até 3 meses ou 7.500 km - R$ 880
Até 6 meses ou 15.000 km - R$ 960

Scénic
12 meses
Na compra do veículo 0 km - R$ 840
Até 3 meses ou 7.500 km - R$ 980
Até 6 meses ou 15.000 km - R$ 1.070
Até 12 meses ou 30.000 km - R$ 1.160


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