Lei seca pode reduzir valor de seguros

A forte redução do número de acidentes de trânsito desde a implantação da lei seca pode fazer com que as seguradoras reduzam os preços do seguro de automóvel. A Fenseg (Federação Nacional de Seguros Gerais) avalia que se os índices de acidentes continuarem baixos por três meses, as empresas deverão reavaliar os custos das apólices.

"O que se sabe até agora é que o número de vítimas de acidentes caiu, mas o mercado de seguros ainda precisará de mais algumas semanas para identificar a tendência da sinistralidade", disse o presidente da Fenseg, Jayme Garfinkel.

Dados da Fenseg mostram que as indenizações pagas por colisões (com perda total ou parcial) representaram 54% (R$ 2,5 bilhões) dos desembolsos totais no ano passado. Roubo e furto figuraram como a segunda causa de indenizações de carros de passeio nacionais, respondendo por 42% do total dos desembolsos de 2007. Garfinkel considerou que é possível que alguma seguradora antecipe o período de três meses e conceda descontos nas ápolices, mas esse movimento não deve ser maioria no mercado.

"Mas é óbvio que, se caírem as vítimas de acidentes de trânsito e baixarem os sinistros por colisões, tudo vai diminuir e impactar positivamente no preço do seguro", disse o presidente.

Fiscalização
Para o presidente da Fenseg, a continuidade da fiscalização é
fundamental para reduzir os acidentes de trânsito não só no período de implementação da lei seca. Garfinkel lebrou que o mercado de seguros experimentou também uma abrupta queda da sinistralidade nos primeiros meses de adoção do Código Nacional de Trânsito, atualizado em 1998.

"A fiscalização será o divisor de águas da Lei Seca. Se as pessoas acreditarem que haverá fiscalização, a tendência é de forte queda do número de acidentes. Nas regiões em que não houver fiscalização adequada, a sinistralidade por colisões não tende a cair nem os preços cobrados", destacou.

Lei Seca
A lei seca, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 19 de junho prevê maior rigor contra o motorista que ingerir bebidas alcoólicas. O texto da lei, aprovado pela Câmara no início de junho, passa a considerar crime conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo. A punição para quem não cumprir a lei será considerada gravíssima e prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa de R$ 955 e retenção do veículo. A suspensão por um ano do direito de dirigir é feita a partir de 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue). Acima de 0,3 mg/l de álcool no ar expelido (ou 6 dg por litro de sangue), a punição inclui também a detenção do motorista (de seis meses a três anos). Com a nova lei, o homicídio praticado por motorista deixa de ser culposo e passa a ser doloso (com intenção). A lei retira do Código de Trânsito Brasileiro o agravante para a pena de homicídio culposo (sem intenção de matar) por entender que dirigir sob efeito do álcool é crime.

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Aston Martin DBS

O primeiro Aston Martin DBS ainda nem foi entregue a seu primeiro cliente e nós já temos fotos da versão conversível do supercarro, que, se seguir a tradição da marca, deve ser chamado de DBS Volante. O flagrante do modelo aconteceu durante testes na pista de Nürburgring.

Apesar de a capota de aço ser trocada por uma de lona e de o desenho das janelas laterais, por isso mesmo, ser diferente do do cupê, todos os outros painéis de carroceria do conversível serão idênticos aos do DBS.

Para garantir uma velocidade máxima acima dos 300 km/h, o Volante terá o mesmo motor V12 de 6 litros e 517 cv, com torque de 570 Nm. Com isso, ele será capaz de chegar aos 100 km/h em pouquinho mais de 4 s. Já o preço ficará, na Europa, um pouquinho abaixo dos € 300 mil, coisa de R$ 750 mil.

Texto: Automedia
Foto: Automedia

Agência divulga vídeos de evento do R8

A agência Bullet divulgou vídeos oficiais do evento “The Art of Performance”, realizado para a Audi em junho no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo (SP). A festa marcou o lançamento do superesportivo R8 e contou com a apresentação de uma orquestra composta por 41 músicos e dois DJs do grupo alemão Bauhaus.

Confira abaixo um pequeno trecho da apresentação:




Audi Symphony from Bullet on Vimeo.

Texto Vitor Matsubara

BMW M3 com 470 cv

De acordo com o site AutoZeitung, a BMW está pensando em uma novidade que deixará todos os amantes de automóveis esportivos de queixo caído. Trata-se de uma versão mais potente da M3, que ganhará a nomenclatura CSL E90.

Quem imaginava que não dava para melhorar o veículo da marca alemã, errou. Tudo bem, alguns pontos interessantes do modelo tiveram de ser deixados de lado para que a melhora pudesse ser realizada. É o caso do equipamento de som moderno e do navegador GPS. Além disso, o pára-choque, o teto e as saias laterais também receberam mudanças, sendo feitos em fibra de carbono.

E sabe do que isso tudo é capaz? Sim, de acrescentar mais 50 cv no já potentíssimo propulsor, passando a desenvolver nada menos que 470 cv. Com essas modificações, o M3 CSL E90 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos, além de alcançar uma velocidade máxima de 300 km/h.

Se a informação for correta, o esportivo terá apenas 100 unidades, que deverão ser disponibilizadas apenas no próximo ano, com um preço de aproximadamente 90 000 euros (que equivale a aproximadamente R$ 225 000). Achou caro? Vale lembrar que a versão “normal” da M3 sedã é vendida por mais de R$ 400 000 no Brasil.

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Palio 2009 ganha direção hidráulica de série

A Fiat está lançando a linha 2009 do modelo Palio. Sem a frente do Siena, como alguns órgãos de mídia apostavam (Autoesporte não). As novidades são direção hidráulica, spoiler traseiro na cor da carroceria e calotas iguais às do novo Siena ELX na lista de equipamentos de série. O hatch também passa a contar com o novo logo vermelho da Fiat na frente, na traseira, no volante, nas calotas, nas rodas e na chave preta. As siglas das versões, estampadas na traseira, agora ficam alinhadas ao símbolo da marca. Mesmo com as mudanças, o preço do Palio continuará o mesmo, o que significa economia de R$ 2 mil, de acordo com a montadora.

Além disso, os kits Attractive e Evolution ganharam novos itens. O pacote Attractive 4, disponível para as versões ELX 1.0 e 1.4 é composto por ar-condicionado e vidros dianteiros e travas elétricas e oferece contra-valor de cerca de R$ 1.100. Para o Palio ELX 1.0 Flex de quatro portas, por exemplo, o kit custa R$ 3.520, sendo que o preço dos opcionais separados seria de R$ 4.684. Já o pacote Attractive 5 oferece ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, rodas de liga leve 14" e minissaias laterais na cor do veículo para as mesmas versões, por contra-valor que varia de R$ 1.323 a R$ 1.504. Outra novidade é o kit Attractive 6 que traz rodas em liga leve 15".

Já o novo kit Evolution 1 tem retrovisores externos elétricos e rádio CD player MP3/WMA. O Evolution 2 oferece ainda viva-voz Bluetooth, entradas USB e conexão para iPod. De acordo com a Fiat, a economia será de 30% da soma dos preços dos equipamentos vendidos separadamente.

Veja abaixo os preços do Palio 2009:

Palio ELX 1.0 Flex 2p: R$ 30.320
Palio ELX 1.0 Flex 4p: R$ 31.980
Palio ELX 1.4 Flex: R$ 33.860
Palio 1.8R Flex 2p: R$ 43.130
Palio 1.8R Flex 4p: R$ 44.780

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Nova Honda CBR 1000 RR

A Honda Motos iniciou este mês a importação oficial da versão renovada da CBR 100RR Fireblade. Vinda do Japão, a moto traz desenho totalmente reformulado com linhas mais aerodinâmicas e agressivas, além do motor quatro cilindros em linha de 1000 cilindradas e 178 cv de potência. Disponível nas 72 concessionárias Honda pelo país, a moto chega com o preço fixo sugerido de US$ 31.980 (R$ 53.006).

Inspirada na MotoGP (RC 212V), a nova CBR 1000 possui concentração de peso próximo do centro de gravidade com redução de massa nas extremidades. Segundo o fabricante, tais características proporcionam um comportamento mais ágil e preciso, além de privilegiar o estilo de pilotagem mais esportiva.

As mudanças no estilo de condução se deram muito por conta do novo chassi da motocicleta. Do tipo "Diamond Frame", a grande alteração é a peça única em forma de "U", além da coluna de direção fundida e duas seções que sustentam o motor. Outra inovação da nova CBR foi a diminuição do número de componentes utilizados na construção do quadro de alumínio, que passou de nove para apenas quatro peças fundidas. De acordo com a Honda, a nova técnica aumentou a rigidez lateral em 13%, torsional em 40% e a vertical em 30%.

A propulsão fica a cargo do motor com duplo comando de válvulas de 1000 cc que garante uma potência máxima de 178 cv. O modelo ainda possui sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection), o mais avançado da marca. O sistema, além de garantir um desempenho esportivo, contribui também para a redução de emissões de poluentes.

O painel de instrumentos está mais completo, com informações concentradas em um único conjunto. Destaque para o "Shift Light", um indicador que mostra quando é necessário trocar de marcha, e o computador de bordo, que aponta quantos quilômetros o motociclista pode percorrer com o combustível na reserva. No painel também é possível fazer a leitura do hodômetro total e parcial, tacômetro, indicador de temperatura do motor, indicadores de reserva e direção, relógio e H.I.S.S. (Honda Ignition Security System).

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'Grid girls' do GP da Alemanha são apresentadas em Hockenheim

Estas são as "Grid Girls" do GP da Alemanha, que vão embelezar a espera para a largada em Hockenheim.



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Novo Mitsubishi Pajero Sport

Se você é daqueles que gostou da nova picape L200 Triton, se prepare para ver sua versão utilitário esportivo no Brasil. A Mitsubishi revelou hoje as primeiras imagens da nova Pajero Sport, que nada mais é que a Triton com a carroceria fechada.

O modelo será lançado no Salão de Moscou, em 26 de agosto, mas já está previsto para o Brasil, onde deverá se chamar Nativa. Terá opção para 5 ou 7 lugares, acabamento à prova d´água nos assentos e porta-malas, e motores 2.5 e 3.2 a diesel, além de um V6 3.5 a gasolina.

Se a frente é da Triton, a traseira lembra o crossover Outlander, uma bela referência de design, por sinal.

A Pajero Sport hoje vende muito bem no Brasil: foram 2 600 unidades no 1º semestre, 1 000 a menos que a SW4, da Toyota, a líder do segmento (veja ranking ao lado). A Mitsubishi do Brasil ainda não se manifesto a respeito do lançamento do modelo aqui, mas não é difícil imaginá-lo entre as estrelas do Salão do Automóvel, em outubro.

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Porsche divulga vídeo da caixa de câmbio PDK

Além das mudanças visuais e da injeção direta de combustível, uma das principais novidades nos novos Porsche 911 Carrera e Carrera S é a nova caixa de câmbio. O sistema PDK (Porsche-Doppelkupplung) possui sete velocidades, dupla embreagem e nasceu para substituir o antecessor Tiptronic S. Segundo a montadora, ele é 60% mais eficiente e, junto da nova injeção, colabora para reduzir em 15% a emissão de poluentes. Confira o vídeo abaixo.



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Jetta e Passat serão feitos no Estados Unidos

Depois de confirmar a sua nova fábrica na América do Norte, a Volkswagen anunciou hoje que as novas gerações de Passat e Jetta serão produzidas por lá. A linha de montagem entra em funcionamento a partir de 2011, quando os projetos serão iniciados. O substituto do Jetta será um sedã médio feito exclusivamente para o mercado norte-americano, para enfrentar os japoneses Civic e Corolla.

O Passat também muda para enfrentar um modelo asiático de sucesso no país, o Toyota Camry. Além deles, o utilitário esportivo Touareg também muda em 2011 para agradar o público local, enquanto o Tiguan desembarca em solo norte-americano. Todos estes carros fazem parte do projeto da Volkswagen, que somada à sua marca Audi, pretende vender 1 milhão de veículos até 2018.

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Novos Porsches Cayman S e Boxster chegam em 2010

Um vazamento de informações no centro de desenvolvimento da Porsche revelou os detalhes da próxima geração do Cayman e seu irmão conversível Boxster. Com lançamento programado para 2010, os modelos e suas respectivas versões de alto desempenho ficarão mais potentes, além de receberem mudanças no visual e o câmbio PDK de sete marchas e dupla embreagem, equipamento que será oferecido somente para as versões “S”.

A grande novidade nos motores será a introdução do sistema de injeção direta de combustível, que garante redução no consumo e diminuição de emissões de poluentes. Outro destaque é a substituição do propulsor das versões de entrada, que trocam o bloco 2.7 litros por um inédito 2.9. O Cayman terá 265 cv, 20 cv a mais que o modelo atual, enquanto o Boxster ganhará 10 cv extras, totalizando 255 cv.

Para quem procura ainda mais desempenho, a linha “S” dos novos Porsches Cayman e Boxster ficará ainda mais apimentada na próxima geração do carro. O motor continuará o mesmo 3.4 litros, no entanto com uma série de modificações, semelhantes às empregadas no novo 911, como o sistema de injeção direta de gasolina. Na nova versão, o Cayman S terá 320 cv, 25 cv a mais que o modelo atual, e o Boxster, 310 cv. A gama de alto desempenho contará também o sistema lauch control, que ajusta o grau de patinamento da embreagem para melhorar as arrancadas.

No quesito visual, a linha 2010 do Cayman/Boxster terá elementos estéticos inspirados no novo Porsche 911. Sendo assim, o carro contará com novo conjunto óptico frontal, com faróis bi-xenon e luzes indicadoras acopladas a carroceria. Retrovisores externos também ganharão novo desenho, assim como parte da cabine, que receberá assentos com ventilação e monitor no centro do painel com touch screen para acesso a diferentes funções do carro, como computador de bordo, controle de áudio e navegador.



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Novo Fiesta ganha versão esportiva

Além do Focus RS, a Ford vai apresentar no Salão de Londres, que começa dia 23 de julho, a versão Zetec S para o novo Fiesta. A novidade é equipada com suspensão esportiva rebaixada, pára-choque frontal maior, saias laterais e spoiler traseiro. Completam o visual esportivo rodas de cinco raios de 40 cm e lâmpadas de neblina.

O novo topo de linha do Fiesta poderá ser equipado com o Duratec Ti-VCT à gasolina de 120 cv ou um 1.6 Duratorq TDCi de 90 cv. De acordo com a Ford, ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge máxima de 193 km/h. O Fiesta Zetec S será lançado neste ano na Europa.


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Álcool custa menos nos EUA que no Brasil

Os motoristas americanos estão pagando menos pelo álcool combustível do que boa parte dos consumidores brasileiros. Segundo levantamento da AAA (American Automobile Association), no mês passado, o preço médio do E85 nos Estados Unidos foi de US$ 3,318 por galão, o que dá aproximadamente R$ 1,40 por litro.
No Brasil, dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) revelam que, entre abril e maio, os preços médios do álcool variaram entre R$ 1,318 por litro na região Sudeste e R$ 1,929 por litro na região norte. Os consumidores da região Sul pagaram em média R$ 1,929, os do Centro-Oeste, R$ 1,647 e os do Nordeste, R$ 1,711 pelo litro do álcool nos postos de combustíveis.

Nos Estados Unidos, os carros movidos a álcool e os bi-combustíveis, que utilizam tecnologia diferente dos flexíveis brasileiros, consomem uma mistura contendo 15% da gasolina. O álcool combustível vendido no Brasil contém 5% da água.

Produção cara - Os Estados Unidos são o maior produtor mundial de etanol, seguidos pelo Brasil. A maior parte da produção é usada misturada à gasolina, na proporção de 10%. O álcool americano é extraído, na maior parte, do milho, num processo mais caro e menos eficiente, do ponto de vista energético, do que a produção brasileira, que tem como base a cana de açúcar.

Apesar do preço do E85, a AAA considera que a utilização do combustível alternativo ainda é mais cara do que a da gasolina normal. Levando em conta que o etanol vendido nas bombas tem 25% a menos de energia que a gasolina, o motorista estaria pagando para rodar “ecologicamente” cerca de 6% a mais.

Além desse fator, o consumo de etanol ainda é restrito nos EUA pela pouca disponibilidade do E85 nos postos. As bombas de etanol ainda são raras e só estão presentes em menos de 5 mil dos 170 mil postos de abastecimento do país. Embora os americanos produzam carros flexíveis, a maioria deles acaba usando apenas gasolina.


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Ford oferece revisão com preço fixo

A Ford oferece desde o início deste mês o programa de serviços "Revisão Preço Fixo Ford", em sua rede de distribuidores. O plano foi criado para que o cliente saiba, antecipadamente, quanto vai gastar com os itens básicos nas duas revisões recomendadas pelo fabricante, durante os primeiros 12 meses de uso do veículo. O programa oferece um plano de revisão exclusivo para o Novo Ka e outro para as linhas Fiesta, Focus, EcoSport e Courier.

Os pacotes disponibilizam os mesmos serviços, que incluem troca de óleo, filtro de óleo e filtro de combustível, na primeira revisão - feita aos seis meses de uso ou 10 mil quilômetros rodados -, e óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar, na segunda revisão - feita após 12 meses ou 20 mil quilômetros. A diferença fica no preço: para o Ka, a primeira revisão sai por R$ 89,70 e a segunda, por R$ 119,70. Para os outros modelos, os valores são de R$ 119,70, para a primeira, e R$ 149,70, para a segunda.

Segundo a Ford, as revisões cobrem todos os itens cuja troca é obrigatória para preservar a garantia de fábrica do veículo. Além disso, outros 60 itens são checados e, caso algum problema de manutenção seja detectado, o serviço de reparo fica a critério do cliente.

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Audi apresenta A4 e conceito A1 no Brasil

Em 2008, a Audi está completando 15 anos no mercado brasileiro e, para comemorar seu aniversário, realizará um grande evento na primeira quinzena de setembro, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura –, em São Paulo.

Duas das maiores atrações confirmadas para a festa são a inédita presença do modelo conceito Audi A1 project quattro – luxuoso e diferenciado cupê compacto – e o lançamento do novo A4, carro mais vendido pela montadora em todo o mundo.

O protótipo A1 project quattro oferece uma tecnologia híbrida totalmente independente e inovadora. Com um motor 1.4 TFSI de 150 cv, o veículo é todo comandado a partir do volante, utilizando-se do sistema de câmbio S-Tronic. A novidade é um motor elétrico posicionado no eixo traseiro, que permite adicionar 20,4 kgfm de torque durante a aceleração. Com as utilizações simultâneas dos motores TSFI e elétrico, a tração quattro transfere toda a potência para o asfalto da maneira mais eficiente possível.

O novo motor elétrico também potencializa o veículo a não emitir poluentes quando pilotado em áreas residenciais, por exemplo. Com a capacidade de suas baterias de lítio e íon, o motor elétrico chega a 100 km/h em condições puras de ar. Quando configuradas as opções de acionamento automático de partida, reaproveitamento de energia e operações elétricas, as emissões e o consumo de combustível do A1 project quattro são reduzidos em até 15%.

Além de suas características esportivas (chega a 100 km/h em 7,8 segundos, alcançando velocidade máxima de 201 km/h), durante os testes, o novo carro conceito da Audi utilizou apenas 4,9 litros de combustível em um percurso de 100 km, com taxas mínimas de emissão de 112g/km.

Outra estrela do evento será o novo Audi A4, que terá o seu lançamento oficial no mercado brasileiro no período da apresentação no MuBE. O sedã da marca alemã aparece com carroceria mais leve e de maior tamanho (cresceu 20 cm). Também ganhou alterações de estilo e uma inédita introdução de 14 lâmpadas de leds em cada um dos contornos dos faróis dianteiros.

O modelo vem também com novos motores (3.2 FSI V6 de 265 cv e 2.0 FSI quatro cilindros de 210 e 180 cv), novo sistema de tração quattro, novos dispositivos de segurança, como o Audi Lane Assist (vibra a direção quando o condutor sai da faixa de rodagem por descuido) e o Audi Side Assist (alerta de luz nos espelhos retrovisores que detecta veículos em ponto cego no momento de uma ultrapassagem) e o inédito sistema Drive Select, um botão no console que permite ao motorista decidir se quer o carro mais confortável, esportivo ou normal.

O sistema atua no motor (coletor de admissão), nos amortecedores (que podem abaixar o carro até 20 mm), na direção e na caixa de marchas. Mas o motorista pode interferir também num dos ajustes, criando uma quarta opção de desempenho.

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Volkswagen vai construir primeira fábrica nos EUA

A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (15) a construção de sua primeira fábrica nos Estados Unidos, que custará US$ 1 bilhão para ser instalada e produzirá 150 mil veículos por ano a partir de 2011. A cidade escolhida foi Chattanooga, no Tennessee. Na unidade será fabricado um sedã médio, desenvolvido para atender o mercado norte-americano.

Em comunicado, o CEO do grupo para a América, Stefan Jacoby, afirmou que o mercado norte-americano é fundamental para a estratégia de expansão do grupo, que tem como meta atingir 800 mil unidades vendidas nos Estados Unidos até 2018. O grupo também atua no país com as marcas Audi, Bentley, Bugatti e Lamborghini.

A nova linha de montagem será instalada na estrutura de um parque industrial usado até então pelo exército, chamado Enterprise South Industrial Park, que possui 5,4 milhões de metros quadrados. A empresa espera contratar 2 mil funcionários.


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Lancer Evolution no Guinness

Eventos com o objetivo de reunir o maior número possível de carros de uma mesma marca ou modelo não são novidade na Europa. No último sábado, dia 12, foi a vez de o Mitsubishi Lancer Register, organização que agrega proprietários e entusiastas do Lancer Evolution, tentar bater o recorde mundial de maior concentração do modelo em um único local. E ela conseguiu. Um total de 273 exemplares do Lancer Evo formaram um gigantesco comboio no circuito de Castle Combe, em Wiltshire, na Inglaterra. O encontro contou com o patrocínio da Mitsubishi Motors do Reino Unido.

À medida que os carros chegavam à pista, eles eram agrupados no paddock de acordo com a cor da carroceria. Às 17h, o comboio saiu em carreata e percorreu cerca de três quilômetros do circuito em velocidade constante. O recorde foi confirmado por Laura Farmer, uma representante do Guinness World Records, às 17h27, que concedeu o certificado de autenticidade à Ian Corcoran, responsável pelo evento.

O encontro também teve como finalidade arrecadar fundos para a Fundação Richard Burns, instituição presta assistência à vítimas de doenças e traumas, e que leva o nome do ex-piloto britânico de rali vencedor do Mundial de 2001, morto em 2005, aos 34 anos, vítima de um tumor no cérebro. Ao todo, foram arrecadadas 7.459,27 libras esterlinas - cerca de R$ 12 mil - que serão doadas à fundação.


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Kazamai novo conceito da Mazda

O Salão de Moscou, que começará em 26 de Agosto, será palco para a apresentação do novo protótipo da Mazda, o Kazamai, que em japonês significa "ventos cruzados". O veículo adianta alguns traços do novo crossover compacto da marca, com lançamento previsto para o ano que vem.

O Kazamai foi desenvolvido com conceitos tecnológicos da montadora, que visam um equilíbrio entre o prazer de dirigir e um esportivo com um forte componente ambiental e de segurança. Suas formas foram baseadas no novo estilo adotado recentemente pela Mazda, chamado de "Nagare".

Não foram divulgados muitos detalhes sobre o motor. O que se sabe é que ele terá injeção direta de última geração e um novo tipo de câmbio, capaz de ser dinâmico sem exceder os níveis de emissão de CO2.


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Citroën chega a número histórico no Brasil

A Citroën está comemorando um feito histórico no Brasil: neste mês de junho, a marca vendeu seu automóvel de número 250 000 desde de 1991, quando foram iniciadas as operações da marca no país.

A linha Citroën vendida por aqui é formada atualmente pelos modelos C3, C3 XTR, Xsara Picasso e Grand C4 Picasso, além do esportivo C4 VTR, do sedã C4 Pallas, e dos modelos C5 e C6. Por fim, também está à venda o utilitário esportivo Jumper.

Apesar de as operações da marca só terem sido iniciadas no Brasil em 1991, a presença da companhia no país é bem mais antiga. Remota ao final da década de 1930, quando os primeiros Citroën foram trazidos por agências independentes. Nessa época, os Traction Avant 11 eram familiares nas grandes cidades. Entre as décadas de 1950 e 1970, entraram no país algumas unidades dos modelos DS, 2CV e SM.

Em novembro de 1975, o governo federal proibiu as importações de veículos automotores. Pouco antes da proibição, a Promissão, empresa pertencente ao grupo paulista Dacon, havia sido designada representante oficial da Citroën no Brasil. Até o final da década de 1970, a Promissão prestou assistência técnica aos poucos carros da marca que circulavam no país.

Com a reabertura das importações, em 1990, a Citroën voltou a ter representação oficial no Brasil por intermédio da IVXM (Importadora de Veículos XM), pertencente ao empresário Sergio Habib. A nova importadora iniciou as atividades em abril de 1991 e, no primeiro ano, comercializou 53 Citroën XM. Nos anos seguintes, a oferta de produtos foi sendo ampliada e os números de venda cresceram expressivamente ano após ano. Em 2000, último ano em que atuou exclusivamente como importadora, a Citroën vendeu 8 828 veículos no mercado brasileiro.

A decisão da instalação do Grupo PSA Peugeot Citroën no Brasil e o início das operações do Centro de Produção de Porto Real (RJ), em 2001 (e o conseqüente lançamento do Xsara Picasso nacional) transformou a Citroën em uma marca com presença considerável no mercado nacional. Já em 2001, foram 13 771 automóveis vendidos. Em 2003, a Citroën passou a fabricar, no Brasil, o compacto C3, contribuindo para ganhar cada vez mais participação no mercado e chegando a 50 987 unidades comercializadas em 2007.


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BMW revela o novo Série 3

Um dos modelos mais respeitados da BMW é o Série 3, um sedã que foi muito bem recebido em todas as suas gerações. Por isso, a marca alemã dará continuidade ao seu trabalho e apresentará, no Salão do Automóvel de Paris, na França, a versão 2009 do automóvel.

De princípio, é fácil notar que a parte frontal do modelo ganhou uma reestilização, lembrando a feita recentemente no Série 7. Na traseira, a lanterna passa a ter uma integração mais suave com o porta-malas. O pára-choque traseiro também ficou maior, com cerca de 3 cm a mais que a versão anterior do Série 3.

A parte de dentro do automóvel também chega com novidades. O motorista ganha um novo apoiador de braço na porta, visando o conforto. Além disso, o sistema iDrive ganham novidades no controlador e no software. No painel foi incluída uma tela de LCD de 8,8 polegadas, com um HD de 80 GB como opcional, podendo armazenar arquivos como MP3. Por fim, o software do sistema GPS foi atualizado.

Em relação à motorização, a novidade é o 335d, um motor biturbo a diesel, de 3.0 litros, que desenvolve 265 cv de potência. Esse propulsor só estará disponível na variável sedã do modelo, vindo junto de uma transmissão automática de seis velocidades.

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Ranger Limited ganha novos itens de série

O modelo 2008 da Ford Ranger Limited, versão topo de linha da picape, é lançada neste mês com novos itens de série que até então eram vendidos como acessórios. As novidades são estribos laterais e santantônio cromados, protetor de caçamba, capota marítima e sensor de estacionamento, os equipamentos mais procurados, segundo a Ford.

A Ranger Limited passa a custar R$ 108.125, na versão com pintura de uma cor, e R$ 108.705, com duas cores (Two Tone). De acordo com a montadora, o consumidor economizará cerca de R$ 2 mil, que seriam cobrados caso os itens fossem instalados à parte.

Também fazem parte da lista de itens pára-choques, maçanetas e retrovisores cromados, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16, luz elevada de freio, bancos e volante de couro, trio elétrico, CD e MP3 Player, computador de bordo, ar-condicionado, airbag duplo, freios ABS nas quatro rodas com válvula reguladora de carga na traseira e banco do motorista e volante com ajuste de altura.



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Harley-Davidson inaugura museu nos EUA

Exibição traz modelos de máquinas produzidas desde 1903.
Também é possível conferir os componentes desmontados das motos.

A fabricante de motocicletas Harley-Davidson inaugurou neste sábado (12) um museu dedicado à história da marca. Localizado na cidade de Milwaukee, o local tem entre suas atrações a exibição dos componentes desmontados que fazem parte das motos.

Visitantes conferem as máquinas em exibição no museu, que traz modelos de motos produzidas ao longo de toda a história da companhia, fundada em 1903.

A exposição também inclui a exibição de tanques de gasolina de modelos clássicos da marca.




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