Novo Focus chega em outubro

O novo Focus começa a ser importado da Argentina a partir de outubro mas sua versão fex só chega em 2009. Ele vem nas versões GLX e Ghia, com motor 2.0 16V Duratec à gasolina de 145 cv. Duplo airbag, freios ABS, rodas de liga aro 16”, computador de bordo e CD player são de série desde a GLX. A Guia, topo-de-linha, tem a mais teto solar, bancos de couro, ar digital e sistema de som com comandos por voz.

A direção eletro-hidráulica pode ser ajustada em três níveis de “peso”, enquanto a suspensão manteve a estrutura multilink na traseira. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades, com opção de trocas manuais. A intenção da Ford como o Focus Sedan é abalar a liderança de Honda Civic e Toyota Corolla.

Veja o preço e as versões do novo Focus:
Sedan
GLX Manual - R$ 59.690
GLX Automático - R$ 64.190
GHIA Manual - R$ 70.390
GHIA Automático - R$ 74.890

Hatch
GLX Manual - R$ 58.190
GLX Automático - R$ 62.690
GHIA Manual - R$ 68.890
GHIA Automático - R$ 73.390






Fonte

Exclusivo Renault Sandero F1 Team

A Renault lança o exclusivo Renault Sandero F1 Team, mas pode tirar esse soriso do rosto! Esta versão tem apenas 5 unidades produzidas e estão destinadas à campanha "Financeira Renault Portas Abertas", que acontece de 10 a 15 de setembro. Este exclusivo tem como base a versão Privilège 1.6 16V Hi-Flex (112 cv de potência com álcool).

Mas o que ele tem de diferente? Bom para começar ele tem a cor amarelo Sirius, tem adesivos estilizados com o logo da equipe de Fórmula 1 da Renault no capo, teto, laterais e tampa do porta malas.

Pára-choques, retrovisores externos, maçanetas e tampa do bocal de abastecimento são pintados na mesma cor da carroceria. O tom amarelo contrasta com a grade frontal e entrada de ar, as duas em preto. As colunas centrais e os largos frisos laterais, instalados na parte inferior das portas, também são pretos.

Para deixar ele com uma cara mais esportiva foi instalado um kit composto por duas saias, um spoiler dianteiro, duas máscaras de proteção para os faróis de neblina, um aerofólio traseiro instalado na parte superior da tampa do porta-malas e um extrator de ar traseiro integrado ao pára-choque e à placa. Há ainda rodas de liga leve de cinco raios e ponteira de escapamento cromada.

Quem já tem um Sandero e quer deixar ele igual, as concessionárias Renault, tem um kit com preço de R$ 2.000,00 mas não incluem as rodas de liga de 15 polegadas que saem R$ 342,00 cada e a ponteira em aço inox que custa R$ 45,00.

Honda Insight é apresentado

O concorrente do Toyota Prius vai se chamar Insight, nome este que a Honda já havia colocado no seu primeiro híbrido que era vendido entre 1999 e 2006. A montadora japonesa ira apresentá-lo no Salão de Paris , no início de outubro, e irá ser comercializado nos Estados Unidos a partir de março de 2009.


Ele tem um motor a gasolina, que é a fonte principal de energia e é auxiliado pelo motor elétrico que fornece energia extra em arrancadas, retomadas e aceleração.
A Honda espera vender 200 mil unidades por ano do veículo de cinco lugares, metade delas para o mercado norte-americano. Consumidores do Japão e Europa são público-alvo do Insight.ainda não tem preço definido mas o modelo deve custar menos que o Prius, que é vendido a partir de 21 500 dólares nos Estados Unidos.

Veja o vídeo do Subaru Impreza WRX STI Full 2008

De volta ao passado 5ª edição - Volkswagen Fusca

Volkswagen Fusca foi o primeiro modelo fabricado pela companhia alemã Volkswagen. Foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o recorde do Ford Modelo T. O último modelo do Fusca foi produzido no México em 2003.

A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo de seu país, e levaria à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo. Alguns pontos são obscuros ou mal documentados, já que o projeto inicialmente não teria tal importância histórica, e certos detalhes perderam-se com a devastação causada pela Segunda Guerra Mundial. Grande parte dessa história pode ser condensada como se segue:





1932 - Ferdinand Porsche, nascido no dia 3 de setembro de 1875 no Império Austro-Húngaro, esboça o desenho do Fusca.

1934 - Porsche cria o NSU, protótipo do Fusca que rodou até 1955, quando foi adquirido pelo Auto-Museum da Volkswagen, na Alemanha.

1935 - Porsche recebe 200 mil marcos do governo alemão para, no prazo de dez meses, produzir três protótipos.

1936 - Da garagem da casa de Porsche, com 16 meses de atraso, saem três protótipos batizados de Volksauto-série VW-3, que seriam testados por 50 mil Km.

1937 - A associação entre Porsche, Daimler-Benz e Reuter & Co. produz mais de 30 protótipos, batizados de VW-30, e realiza 2,4 milhões de Km de testes. O governo alemão, já sob o comando de Adolf Hitler, cria uma empresa estatal e viabiliza a fabricação do carro. O capital inicial, de 50 milhões de marcos, veio da Kdf (iniciais em alemão de Força da Alegria), um dos departamentos da Frente Trabalhista Alemã, o sindicato oficial. O nome original do veículo, Kdf-Wagen, não pegou Porsche viaja para os Estados unidos para visitar as linhas de montagem de Detroit e se encontrar com Henry Ford.

1938 - Começam a ser contruídas em Fallersleben, na baixa Saxônica (região entre o rio Reno e o mar Báltico), a fábrica para a produção do carro e uma cidade para 90 mil habitantes, destinada aos futuros operários e suas famílias. Depois, a cidade recebeu o nome de Wolfsburg. Parte do dinheiro destinado às obras provinha de alemães que, mesmo sem saber a data da entrega, queriam um Kdf-Wagen.

1939 - Com o início da II Guerra Mundial, os Kdf-Wagen não chegam a ser fabricados e a nova fábrica estária produzindo veiculos militares, com destaque para o Kubelwagen (tipo de camburão, que teve 55 mil unidades produzidas) e para os Schwimmwagen (carro anfíbio, com 15 mil unidades).

1944 - Os aliados atacam e destroem a fábrica.

1946 - Começa a reconstrução da fábrica e a produção é limitada.

1947 - Ingleses, Soviéticos e Norte-americanos não se interessam pela fábrica

1948 - Heinrich Nordhoff assume a presidência da fábrica e eleva a produção para 19.214 unidades/ano.

1949 - A produção cresce para 46.154 unidades e um acordo com a Chrysler permite a utilização da rede de revendas da marca norte-americana em todo o mundo. Foi o primeiro ano do Fusca nos Estados Unidos e apenas duas unidades foram vendidas.

1950 - O primeiro lote de Fuscas desembarca no Brasil, via porto de Santos. As 30 unidades que vieram foram rapidamente vendidas.

1951 - Morre Ferdinand Porsche.


1953 - Com peças da Alemanha, inclusive o motor de 1.200 centímetros cúbicos (cc), o carro começa a ser montado em um pequeno armazêm alugado na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga (zona sudeste de São Paulo).

1954 - O carro Volks começa a consquitar os norte-americanos, que o apelidam de Beetle (besouro).

1956 - A Volkswagen inicia a construção de sua fábrica de 10,2 mil metros quadrados no Km 23,5 da via Anchieta (São Bernardo do Campo)

1957 - A fábrica solta seu primeiro produto, a Kombi.

1959 - O Fusca começaa a ser produzido no dia 3 de janeiro, com um índice de nacionalização de 54%. A primeira unidade é adquirida pelo empresário paulista Eduardo Andrea Matarazzo. No dia 18 de novembro, a fábrica é inaugurada oficialmente. A Volks brasileira fecha o ano com 8.406 unidades vendidas.

1962 - O Fusca torna-se líder de vendas no Brasil, com 31.014 veículos vendidos.

1964 - A Volks lança o Fusca com teto solar, mas, apelidado de "Cornowagen", fica só alguns meses no mercado.

1965 - A Volks lança a versão "Pé de Boi", cerca de 15% mais parata (não possuia nenhum ítem cromado).

1967 - O carro troca o motor de 1.200 cc (36 cv) pelo 1.300 cc (46 cv) e, para aumentar a visibilidade, ganha um vidro traseiro 20% maior e os limpadores do pára-brisa são melhor posicionados.

1969 - Walt Disney lança o filme "Se Meu Fusca Falasse", no qual o carro, chamado de Herbie, nada, anda sobre duas rodas e até pensa.

1970 - O carro ganha opção de motor 1.500 cc (52 cv), bitola traseira 62 mm mais larga, eixo traseiro com barra compensadora, capô do motor com aberturas para ventilação, novas lanternas traseiras e passa a incorporar cintos de segurança dianteiros. Nesse ano, um incêndio destrói o setor de pintura da fábrica e o primeiro Fusca brasileiro é exportado para a Bolívia.

1972 - A Volkswagen do Brasil atinge a produção de 1 milhão de Fuscas.

1974 - O motor 1.600 cc (65cv) passa a ser opção para o Fusca. As vendas do carro batem recorde, com 237.323 unidades no ano, número que nunca seria superado.

1978 - A Volkswagen alemã deixa de produzir o Fusca.


1979 - O Fusca ganha motor movido a álcool e as lanternas traseiras crescem, sendo apelidadas de "Fafá".

1986 - O Fusca ganha bancos reclináveis com apoio de cabeça e janelas laterais traseiras basculantes. No final do ano, no entanto, por razões mercadológicas (as vendas decresciam anualmente desde 1980 devido à chegada de carros mais modernos), a Volks tira o carro de linha.

1987 - Com o fim do Fusca, o Opala é adotado pela Polícia Militar de São Paulo.

1993 - Setembro: oito meses após o pedido do então presidente Itamar Franco ao então presidente da Volkswagen Pierre-Alain De Smedt e com investimentos de US$ 30 milhões, a Volkswagem retoma a produção do Fusca. Entre as novidades do modelo, destacam-se vidros laminados, catalisador, barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, pneus radiais, freios dianteiros a disco, reforços estruturais e cintos de segurança de três pontos. Pesquisa Datafolha aponta o Fusca como a marca mais lembrada. Por outro lado, as vendas ficam abaixo das expectativas e o preço do carro cai cerca de US$1.000.

1996 - Em junho, o Fusca novamente deixa de ser produzido. O México passa a ser o único país a produzir o carro. Em novembro é instituído oficialmente o dia do Fusca (20 de janeiro) .

1998 - No dia 14 de fevereiro, a fábrica de Puebla, no México, começa a produzir o novo Fusca em grande escala. O carro vira mania nos Estados Unidos. Em maio, a Volks promove um "recall" para trocar a fiaçãoo próxima à bateria devido à possibilidade de incêndio.


Fontes Wikipedia e Exactaexpress

Vídeo: Ferrari Califórnia mais fácil de dirigir

Este é um dos poucos vídeos feitos da nova Ferrari Califórnia que mostra os detalhes do carro, inclusive o funcionamento da capota e ainda tem uma breve entrevista com o diretor Roberto Corradi, que desenvolveu o carro, ele afirma que o carro ficou mais fácil de dirigir e mais confortável que os outros modelos da Ferrari e reconheceu que o conversível da Ferrari foi feito realmente visando as mulheres.
O vídeo é produzido pela Autocar do Reino Unido.
Um carro para mulher nenhuma botar defeito!

Veja o vídeo da Ferrari Califórnia:

Os Anéis de pistão - 1ª parte

Uma definição simples do que são anéis de pistão pode ser a seguinte : “Os anéis de pistão são peças de metal que, quando instaladas nos cilindros dos motores, tornam-se circulares e auto-expansivas, proporcionando uma vedação móvel entre a câmara de combustão e o carter do motor”.

No entanto essa definição, como tantas outras que se possa formular, não consegue expressar, com a exatidão necessária, toda a responsabilidade de que os anéis de pistão estão investidos para um perfeito funcionamento do motor onde estão instalados, nem os cuidados empregados no seu projeto, desenvolvimento e produção.

Nesta matéria abordarei com mais detalhes as características mais importantes dos anéis de pistão e os principais tipos fabricados.

Nomenclatura dos anéis

Para facilitar a compreensão dos textos que vêm em seguida, vou inicialmente, definir quais são os nomes dados às diversas partes e às medidas principais dos anéis:

Faces laterais
São as partes do anel que ficam em contato com as canaletas do pistão, em posição paralela à cabeça do pistão, podendo também ser chamada de “face superior” e “face inferior”



















Face externa
É a parte do anel que fica em contato com a parede do cilindro.
É também chamada de “face de trabalho” ou “face de contato”.

Face Interna
É o lado do anel que fica voltado para o fundo da canaleta do pistão.


Altura
É a distância entre as faces laterais do anel, medida normalmente em milímetros e em alguns casos, em frações de polegadas.

Espessura Radial
É a distância entre as faces externas e internas do anel, tendo medidas sempre em milímetros.


Folga Lateral
É a folga medida no sentido da altura do anel,ou seja, é a distância entre a face lateral do anel e a superfície lateral da canaleta.

Folga Traseira
É a folga entre a face interna do anel e o fundo da canaleta do pistão, quando estes estão instalados e centrados no cilindro.



Diâmetro Nominal
É o diâmetro externo do anel, “fechado” no diâmetro do cilindro para o qual foi projetado.
É igual ao diâmetro nominal do cilindro, sendo medido em milímetros ou polegadas.

Folga entre pontas
É a distância entre as extremidades do anel, medida com o mesmo instalados no cilindro de diâmetro correspondente.



Essa folga varia conforme o diâmetro do anel e com o tipo de aplicação a que se destina. Na futura postagem “troca de anéis” colocarei uma tabela onde consta essas folgas.

A matéria “Os Anéis de pistão” é dividida em várias partes e essa fica por aqui.


Update: 2ª parte

Doutor em motores

A partir de hoje vou colocar aqui no Beauty Future Cars uma série artigos um pouco mais técnico. Para quem não se intereça sobre este assunto é só pular as matérias com marcador “Doutor em motores”, mas para que gosta deste tipo de matéria vai ser um prato cheio, fiquem tranqüilos, pois será em uma linguagem bem acessível e cheia de figuras.
Abordarei nas matérias do “Doutor em motores” os seguintes temas:
Conforme for colocando as matérias, citadas acima, no blog vou linkando neste post.

Espero que gostem.

Obs: Os posts “Doutor em Motores” são retirados do manual da Cofap de 1992.