Lewis Hamilton, da McLaren, foi o grande campeão do GP de Hockenheim, que também contou com dobradinha brasileira no pódio. Nelsinho Piquet, da Renault, ficou com a segunda colocação, seguido de Felipe Massa, da Ferrari, em terceiro.
As últimas doze voltas do GP foram marcadas por acirrada disputa entre Hamilton, Nelsinho e Massa. O inglês estava atrás dos brasileiros, mas apresentou melhor desempenho, pressionando os pilotos da Ferrari e da Renault até ultrapassá-los.
Nelsinho (à frente) segurou a posição em relação à Massa (fundo)Nelsinho Piquet soube aproveitar as paradas da equipe, mantendo-se constante na briga pelo pódio desde o inicio da prova. O brasileiro chegou a ocupar o primeiro posto na 46ª volta. Pressionado por Hamilton, Nelsinho teve que ceder, faltando oito voltas para o final da corrida.
O desempenho das Ferraris foi bom, mas seus carros não pareciam atender às exigências da pista ao bem quanto os carros da McLaren. A scuderia italiana confiou na estratégia de paradas para superar a equipe inglesa, colocando mais combustível no carro de Massa para tentar ganhar vantagem sobre Hamilton, que já se mostrava o principal rival a ser vencido desde os treinos de quinta-feira.
Paradas e definições
Na 37ª volta, a roda esquerda traseira de Timo Glock, da Toyota, soltou-se após passar por cima da zebra, na entrada da reta de largada. O carro rodou pela pista, espalhando pedaços, o que obrigou a entrada do safety car.
Mark Webber, da Red Bull, não conseguiu sequer esperar a liberação da pista. Seu carro soltava fumaça desde a saída dos boxes, e acabou parado.
Na reabertura da pista, Massa caiu da segunda para a quarta posição, após a Ferrari optar por mais uma parada. Hamilton não reabasteceu, mantendo a frente. Haikkonen foi prejudicado pela estratégia da equipe italiana, que deu preferência ao brasileiro nos boxes, e acabou reiniciando a corrida na décima posição.
Barrichello também foi prejudicado na 42ª volta, ao ultrapassar David Coulthard, da RBR. O brasileiro foi jogado para fora da pista com um toque de roda do rival, que também rodou para a lateral. Rubinho ficou de fora do restante do GP.
Robert Kubica, da BMW, teve um bom desempenho, cometendo apenas um erro durante a antepenúltima volta, que lhe custou a sétima posição para Sebastien Vettel, da STR, mas o polonês conseguiu recuperar-se a tempo da chegada.
Resultado do GP da Alemanha:
Lewis Hamilton - McLaren - 1h31m20s874
Nelsinho Piquet - Renault - a 5s586
Felipe Massa - Ferrari - a 9s339
Nick Heidfeld - BMW Sauber - a 9s825
Heikki Kovalainen - McLaren - a 12s411
Kimi Raikkonen - Ferrari - a 14s483
Robert Kubica - BMW Sauber - a 22s603
Sebastien Vettel - STR - a 33s282
Jarno Trulli - Toyota - a 37s199
Nico Rosberg - Williams - a 37s658
Fernando Alonso - Renault - a 38s625
Sestastien Bourdais - STR - a 39s111
David Coulthard - RBR - a 54s971
Giancarlo Fisichella - Force India - a 59s093
Kazuki Nakajima - Williams - a 1m00s002
Adrian Sutil - Force India - a 1m09s488
Jenson Button - Honda - a 1 volta
Rubens Barrichello - Honda - abandonou (acidente)
Mark Webber - RBR - abandonou (motor)
Timo Glock - Toyota - abandonou (acidente)
Classificação do mundial de pilotos:
Lewis Hamilton (ING) 58 pontos
Felipe Massa (BRA) 54 pontos
Kimi Raikkonen (FIN) 51 pontos
Robert Kubica (POL) 48 pontos
Nick Heidfeld (ALE) 41 pontos
Heikki Kovalainen (FIN) 27 pontos
Jarno Trulli (ITA) 20 pontos
Mark Webber (AUS) 18 pontos
Fonte
As últimas doze voltas do GP foram marcadas por acirrada disputa entre Hamilton, Nelsinho e Massa. O inglês estava atrás dos brasileiros, mas apresentou melhor desempenho, pressionando os pilotos da Ferrari e da Renault até ultrapassá-los.
Nelsinho (à frente) segurou a posição em relação à Massa (fundo)Nelsinho Piquet soube aproveitar as paradas da equipe, mantendo-se constante na briga pelo pódio desde o inicio da prova. O brasileiro chegou a ocupar o primeiro posto na 46ª volta. Pressionado por Hamilton, Nelsinho teve que ceder, faltando oito voltas para o final da corrida.
O desempenho das Ferraris foi bom, mas seus carros não pareciam atender às exigências da pista ao bem quanto os carros da McLaren. A scuderia italiana confiou na estratégia de paradas para superar a equipe inglesa, colocando mais combustível no carro de Massa para tentar ganhar vantagem sobre Hamilton, que já se mostrava o principal rival a ser vencido desde os treinos de quinta-feira.
Paradas e definições
Na 37ª volta, a roda esquerda traseira de Timo Glock, da Toyota, soltou-se após passar por cima da zebra, na entrada da reta de largada. O carro rodou pela pista, espalhando pedaços, o que obrigou a entrada do safety car.
Mark Webber, da Red Bull, não conseguiu sequer esperar a liberação da pista. Seu carro soltava fumaça desde a saída dos boxes, e acabou parado.
Na reabertura da pista, Massa caiu da segunda para a quarta posição, após a Ferrari optar por mais uma parada. Hamilton não reabasteceu, mantendo a frente. Haikkonen foi prejudicado pela estratégia da equipe italiana, que deu preferência ao brasileiro nos boxes, e acabou reiniciando a corrida na décima posição.
Barrichello também foi prejudicado na 42ª volta, ao ultrapassar David Coulthard, da RBR. O brasileiro foi jogado para fora da pista com um toque de roda do rival, que também rodou para a lateral. Rubinho ficou de fora do restante do GP.
Robert Kubica, da BMW, teve um bom desempenho, cometendo apenas um erro durante a antepenúltima volta, que lhe custou a sétima posição para Sebastien Vettel, da STR, mas o polonês conseguiu recuperar-se a tempo da chegada.
Resultado do GP da Alemanha:
Lewis Hamilton - McLaren - 1h31m20s874
Nelsinho Piquet - Renault - a 5s586
Felipe Massa - Ferrari - a 9s339
Nick Heidfeld - BMW Sauber - a 9s825
Heikki Kovalainen - McLaren - a 12s411
Kimi Raikkonen - Ferrari - a 14s483
Robert Kubica - BMW Sauber - a 22s603
Sebastien Vettel - STR - a 33s282
Jarno Trulli - Toyota - a 37s199
Nico Rosberg - Williams - a 37s658
Fernando Alonso - Renault - a 38s625
Sestastien Bourdais - STR - a 39s111
David Coulthard - RBR - a 54s971
Giancarlo Fisichella - Force India - a 59s093
Kazuki Nakajima - Williams - a 1m00s002
Adrian Sutil - Force India - a 1m09s488
Jenson Button - Honda - a 1 volta
Rubens Barrichello - Honda - abandonou (acidente)
Mark Webber - RBR - abandonou (motor)
Timo Glock - Toyota - abandonou (acidente)
Classificação do mundial de pilotos:
Lewis Hamilton (ING) 58 pontos
Felipe Massa (BRA) 54 pontos
Kimi Raikkonen (FIN) 51 pontos
Robert Kubica (POL) 48 pontos
Nick Heidfeld (ALE) 41 pontos
Heikki Kovalainen (FIN) 27 pontos
Jarno Trulli (ITA) 20 pontos
Mark Webber (AUS) 18 pontos
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