Lotus Exige em versão para as ruas

A Lotus apresentou o Exige Cup 260, a versão para as ruas do Exige GT3 de competição.

O Exige Cup 260 chama a tenção por trazer várias semelhanças do seu irmão das pistas como o defletor traseiro, a utilização de fibra de carbono no painéis e carroceria que o deixaram com apenas 890 kg.

O motor a gasolina tem 1,8 litros com 260 cavalos que o levam de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos chagando a velocidade máxima de 245 km/h.

Exige Cup 260 também trouxe das pistas o controle de tração e sistema Launch Control, tem ainda bancos esportivos em carbono homologados pela FIA, cintos de três pontos e uma pré-preparação do chassis para a instalação de um roll bar.

O valor fica em 52.899 euros.


Vídeo do MINI Cooper conceito

Mais detalhes em vídeo do MINI Coupé Concept.



Porsche GT3 Cars

Porsche GT3


Porsche GT3


Porsche GT3


Porsche GT3


Porsche GT3


Porsche GT3

Moto com motor V10 do Viper [Vídeo]

São 500 cavalos despejados na roda traseira. A moto não ficou das mais bonitas, mas em relação a potência não se pode reclamar.

Nova Saveiro 2010 em movimento [Vídeo]

O site mecânica online criou um vídeo com detalhes da nova saveiro. Da uma conferida como ficou.

MINI Cooper conceito

Em comemoração dos 50 anos de MINI a BMW preparou o Coupé Concept, uma versão esportiva do carrinho.

O MINI Cooper conceito será apresentado no Salão de Frankfurt o protótipo antecipa o Roadster Mini.

O conceito tem o mesmo visual das versões mais desportivas porém tem 6 centímetros a menos na altura o motor 1.6 Turbo twin-scroll da versão John Cooper Works, que desenvolve 211 cv. A versão definitiva, a ser lançada no próximo ano, deverá contar também com o variante de 175 cavalos do Cooper S e, possivelmente, uma motorização diesel.

Clique nas fotos para ampliar






2008 Pontiac G6 GXP

2008 Pontiac G6 GXP
2008 Pontiac G6 GXP

2009 Pontiac G8 GXP

2009 Pontiac G8 GXP
2009 Pontiac G8 GXP

Honda Insight Hybrid 2010

Honda Insight Hybrid 2010
Honda Insight Hybrid 2010

2008 Pontiac Solstice

2008 Pontiac Solstice
2008 Pontiac Solstice

2009 Honda Odyssey Wallpaper

2009 Honda Odyssey Wallpaper2009 Honda Odyssey Wallpaper

2009 Honda Odyssey Interior2009 Honda Odyssey Interior

2009 Honda Odyssey White2009 Honda Odyssey White

Nova Saveiro por R$ 30.990

A picape leve da Volkswagen foi apresentada hoje, em Recife. Chegou a ser cogitado um novo nome para ela, que seria Arena, mas continuou como saveiro mesmo, nome que penso ser correto já que ela continua na verdade um gol picape.

A nova Saveiro terá duas opções de cabine a simples e a estendida e três versões a Saveiro 1.6, que é a mais simples, a Trend que é uma versão intermediaria e a Trooper que é a topo de linha.

O motor 1.8 caiu fora agora só tem o 1.6 8V flex de 104 cv com álcool. A versão com cabine estendida pode levar atrás do banco até 300 litros de bagagem e mais 734 litros na caçamba na cabine simples pode levar até 924 litros.

A versão cabine simples custará R$ 30 990, com pacote Trend o valor vai para R$ 31 880. Já na cabine estendida o valor inicia sai por R$ 33 690 com pacote Trend sai R$ 34 610 e na topo de linha, a Trooper cabine simples custa R$ 36 440 e a estendida, R$ 38 990.

Preços e modelos da Nova Saveiro:
- Saveiro 1.6 cabine simples: R$ 30.990
- Saveiro 1.6 cabine estendida: R$ 33.690
- Saveiro Trend 1.6 cabine simples: R$ 31.880
- Saveiro Trend 1.6 cabine estendida: R$ 34.610
- Saveiro Trooper 1.6 cabine simples: R$ 36.440
- Saveiro Trooper 1.6 cabine estendida: R$ 38.990






For the first time...

A MEDAL FOR EACH SPORT

Olympic Gold, Grenoble

Olympic Stamp

Stamp, Grenoble

My Grenoble

Weekend in Grenoble

Stien Kaiser Netherlands

Stien Kaiser Netherlands

Figure skating

Figure skating. Grenoble

Retificação de motores - 8ª Parte

Leia também os outros artigos de "Retificação de motores": 1ª Parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte, 5ª parte, 6ª parte e 7ª parte.


Instalação de camisas

A maior parte dos problemas que surgem em motores retificados está relacionada à instalação incorreta de camisas.

Camisas secas

A instalação de camisas secas em um motor ocorre em três situações:

1° - Em motores que já vem de fabrica montados com camisas secas.
2° - Em motores que já foram encamisados em reforma anteriores.
3° - Em motores que estão sendo encamisados pela primeira vez.

Com relação aos dois primeiros, após o motor ter sido desmontado e tendo-se concluído que as camisas devem ser substituídas por apresentarem desgaste além do permissível, retira-se as camisas do bloco e passa-se à execução da limpeza dos cilindros e posterior exame quanto a deformações.

Essa limpeza prévia dos cilindros é necessária por duas razões. Primeiramente para assegurar que quando se efetua a medição do diâmetro esteja-se medindo apenas o cilindro e não alguma impureza ali localizada e, em segundo lugar, porque os depósitos de carvão e resina poderão impedir que haja uma perfeita transferência de calor da camisa para o bloco e com isso dar origem a um superaquecimento localizado que tenderá a deformar as camisas e provocar escoriações nos pistões, anéis e nas próprias camisas.

Esses depósitos no cilindro ou no seu rebaixo poderão provocar também a deformação da camisa já durante sua instalação pela alteração que acarreta nas medidas do cilindro.


Deposito de carvão no assento do flange.

Normalmente essa limpeza é feita esfregando-se o cilindro com uma escova de aço e solvente, mas, querendo-se, pode-se também limpá-lo utilizando-se um brunidor. Após limpos, os cilindros deverão ser medidos com um relógio comparador, da mesma forma como descrito anteriormente, verificando-se o seu diâmetro interno em várias posições, para ver se não existem ovalizações ou outras variações dimensionais.

Esta verificação é essencial porque, se as variações encontradas forem maiores do que as especificadas pelo fabricante, o bloco deverá ser substituído ou os cilindros retificados, para instalarem-se camisas com sobremedida do diâmetro externo. Em caso contrário, as camisas (principalmente as do tipo “parede fina”) tenderão a adaptar-se ás deformações do cilindro, tornando difícil, para qualquer conjunto de anéis, acompanhar essas irregularidades e funcionar a contento.

Além disso, se as camisas não se adaptarem às irregularidades do cilindro, o contato como bloco não será total, originando-se espaços vazios que poderão encher-se de depósito de carvão e provocando os já citados problemas de transferência de calor.


Uma camisa com deposito de carvão e borra, por não ter-se assentado totalmente no bloco.

Uma vez tomadas as providências acima pode-se então passar à instalação das camisas no cilindro, através de prensagem, lembrando que as mesmas devem entrar com interferência (geralmente entre 0,04 e 0,06mm), para garantir um contato com o bloco e que, na maioria dos motores, as mesmas deverão sobressair-se ligeiramente à superfície do bloco para garantir uma boa vedação com a ajuda do cabeçote.

Nessa fase, deve-se cuidar para que a interferência e força de prensagem não seja excessivas, pois camisas instaladas com pressão demasiada, tendem a trincar e deformar-se durante o funcionamento.


Uma camisa trincada e deformada por ter sido instalada com excesso de pressão.

Quanto aos motores encamisados pela primeira vez, ao retificarem-se os cilindros, deve-se seguir exatamente as mesmas recomendações mencionadas para cilindros não encamisados, atentando para o fato de que seu diâmetro interno também deverá ficar cerca de 0,04 a 0,06mm menor do que o diâmetro externo da camisa para que esta possa entrar com interferência.

2009 Maserati GranTurismo Pictures

2009 Maserati GranTurismo
2009 Maserati GranTurismo
2009 Maserati GranTurismo
2009 Maserati GranTurismo
2009 Maserati GranTurismo
2009 Maserati GranTurismo Pictures

2009 MINI Cooper Clubman Pictures

2009 MINI Cooper Clubman
2009 MINI Cooper Clubman
2009 MINI Cooper Clubman
2009 MINI Cooper Clubman
2009 MINI Cooper Clubman
2009 MINI Cooper Clubman Pictures