Sandero fora-de-estrada


A Dacia, subsidiária romena da Renault, lançou esta semana na Europa o "Kit SUV" para o Sandero. A novidade é composta por uma série de elementos visuais com apelo fora-de-estrada, como pára-choques mais robustos, estribo lateral, aerofólio traseiro e molduras de plásticos nas portas. Compradores podem adquirir o pacote e posteriormente aplicar ao veículo ou então comprar o carro com a caracterização off-road devidamente instalada.

Segundo o departamento de marketing na Dacia, o Sandero Cross visa alcançar clientes mais jovens com um perfil aventureiro. No Brasil, a Renault deve lançar em breve sua própria versão "off-road" do Sandero, que viria para brigar com a infinidade de "pseudos" carros fora-de-estrada disponíveis no mercado brasileiro.


Fonte

Fiat volta a produzir Palio na Argentina

Depois de seis anos de paralisia, a Fiat retomou a todo vapor sua produção na Argentina. A volta da empresa italiana está sendo implementada pela produção do Siena, lançado oficialmente com o novo motor 1.9 de 16 válvulas. O modelo Palio - que até o momento é importado do Brasil - começará a ser fabricado no país antes do fim do ano.

O presidente da Fiat Argentina, Cristiano Ratazzi, anunciou que a fábrica está sendo preparada para a produção de 220 mil unidades por ano. Segundo ele, a empresa investirá US$ 300 milhões até 2010 no país.

Além dos veículos, a Fiat também fabricará a caixa de transmissão C514. A previsão é que até 2010 a produção de caixas seja de 600 mil unidades anuais, tanto para os modelos da Fiat como para a Peugeot Citröen da França.

O Palio já havia sido produzido na Argentina entre 1997 e 2001, período no qual a empresa contava com 4.500 operários. Mas a crise de dezembro de 2001, que levou o país ao caos social, financeiro e econômico ao longo de 2002, levou a Fiat a fechar suas portas e só manter 600 trabalhadores para serviços de manutenção. Gradualmente, ao longo da última meia década, empresa reativou seu funcionamento (hoje conta com 4.200 operários) com a fabricação de motores e caixas.

A reativação da Fiat na Argentina - e os substanciais investimentos que a empresa promete - coincidem, porém, com a desaceleração da economia local e o surgimento de incertezas sobre o país. Nos últimos três meses o governo da presidente Cristina Kirchner esteve mergulhada em um conflito com o setor ruralista que intensificou a escalada da inflação e estancou os investimentos. No entanto, Ratazzi indicou à imprensa que a Fiat está de olho no mercado brasileiro, para onde estará destinada 80% de sua produção.


Fonte

Faróis coloridos? Isso é ilegal?

Embora muitos apaixonados por carros coloquem faróis coloridos no lugar dos originais, a troca é ilegal. Isso porque apenas os faróis de xenônio branco e que vêm de fábrica são permitidos por lei.

O dono do veículo que estiver utilizando faróis de xenônio colorido pode ser multado e ter o carro apreendido. A infração é considerada grave e o carro só sai do depósito do Detran depois que o proprietário retirar as lâmpadas proibidas.

“Eu coloquei mais por uma questão de estética. Acredito que o carro fica mais bonito, chama mais atenção. Além disso, o farol colorido ilumina mais que o branco”, diz um motorista entrevistado.

O agente Saraiva, do Núcleo de Policiamento do Detran-DF, lembra que o Código Nacional de Trânsito prevê que as luzes da frente devem ser de cor branca e que é proibido transitar com defeito ou alteração na iluminação do carro. Segundo ele, luzes coloridas prejudicam a visão dos outros motoristas.

“Quem usa tira a tranqüilidade dos outros condutores. Quem fica de frente para esse tipo de farol perde a tranqüilidade e a noção de espaço. Pode até causar um acidente grave”, alerta Saraiva.

A multa para quem usar faróis coloridos é de R$ 127 e o motorista acumula cinco pontos na carteira.

Fonte

Chegou a nova geração do Gol

Esqueça tudo que você sabe sobre o Gol. O carro que você vê agora, e que a partir de julho vai começar a inundar as ruas brasileiras, guarda muito pouca coisa do campeão de vendas. Só restaram o nome e as lâmpadas, garante a VW. É a mudança mais radical do modelo em seus 28 anos de existência.

Para começar, ele nasce sobre uma nova plataforma. É a mesma PQ24 que serve Polo e Fox, mas com requintes extras. A suspensão dianteira e a coluna de direção vieram do novo Seat Ibiza, que estréia a PQ 25, a ser usada na futura geração do Polo. O Gol, enfim, está moderno. Abandonou os motores longitudinais e os velhos blocos AP-1.6 e 1.8. No lugar veio o EA-111 1.6 VHT (do Polo e Fox), de 101/104 cv. O 1.0 também é novo, o VHT de 72/76 cv. Acabou aquele volante torto e a posição de dirigir afundada atrás do painel. O espaço interno está maior, especialmente no banco traseiro, e o porta-malas foi mantido.

Ainda por dentro, mais diferenças. O painel continua sendo feito com plástico rígido, mas — veja a foto — ficou bem melhor que o do Fox. O quadro de instrumentos é vistoso, com velocímetro e conta-giros (menos na versão básica) do mesmo tamanho, iluminação azulada e (quem diria!) até computador de bordo opcional. O volante é semelhante ao do Fox, e pode ter os comandos do rádio embutidos. Também como opcional, o Gol passa a oferecer airbags frontais e ABS.

Por fim, o Gol ficou bonito. A dianteira segue o padrão dos novos VW mundiais, como o Tiguan, enquanto a traseira lembra muito a da primeira geração do modelo. E isso foi proposital, segundo a VW. Por mais que a mudança tenha sido radical, a marca quer que o consumidor reconheça o modelo (e compre-o) como um legítimo Gol. Os preços, de acordo com a marca, serão mantidos nas versões 1.0 e subirão um pouco nas 1.6.




Fonte

Sedã-crossover da BMW

De acordo com o site espanhol Autoblog, a BMW está preparando uma novidade que vai dar o que falar para o próximo ano. A marca deverá apresentar, no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2009, o PAS (Progressive Activity Sedan).

Trata-se de um veículo que toma como base o utilitário esportivo X6, muito bem aceito no mundo automotivo. Entretanto, as principais modificações ficariam nas colunas C e D, que terão grande redução na altura. Por isso, recebe a curiosa classificação (bem humorada, no caso) de sedã-crossover.

Se a publicação estiver correta, o modelo será revelado em setembro de 2009, mas ainda não se tem idéia de quando o veículo chegará às lojas. O mais provável é que isso aconteça no fim do mesmo ano ou no início de 2010.



Fonte

Imagens do novo Gol vazaram antes do lançamento

A Volkswagen pode até se sentir satisfeita por ter conseguido guardar o segredo do novo Gol até alguns dias antes do lançamento, neste domingo, dia 29. Lançamento mais aguardado dos últimos tempos, o modelo é há anos o carro mais vendido do Brasil. Não era de se estranhar que ele fosse alvo da imprensa especializada nos últimos meses.

Apesar disso, apenas ilustrações foram publicadas, nenhuma mostrando exatamente como é o novo Gol. Porém, com a produção a pleno vapor e centenas de unidades sendo enviadas para as concessionárias, era questão de tempo para que alguém quebrasse o sigilo e fotografasse o carro. Muitos leitores certamente devem ter visto fotos que lamentavelmente vazaram de uma publicação on-line e que circulam pelo mundo já.

Como o material foi feito no lançamento para as revistas especializadas, preferimos ignora-lo. Em compensação, um internauta de Vitória, ES, publicou as fotos desta galeria, revelando um exemplar ainda coberto por uma “embalagem” dentro de um galpão que parece ser de uma concessionária.

Embora não haja uma imagem limpa, dá para visualizar tanto a dianteira quanto a traseira. Ela revela a inspiração em modelos europeus, com o jipe Tiguan e o cupê Passat CC. OS faróis, apesar disso, são exclusivos e o detalhe que mais chama a atenção é o capô cobrindo o conjunto óptico. A versão mostrada certamente é a 1.6 Power, com faróis de neblina.

Se a frente tem similares, a traseira é original. Nada de lanternas verticais ou invadindo o porta-malas. A Volks preferiu criar um elemento simples, que acompanha as laterais largas. Segundo ouvimos de um funcionário, foi uma tentativa de imitar o primeiro Gol.




Update: o Site autoestrada mostra as fotos do novo gol sem nenhum disfarce.


Fonte

307 com motor 2.0 Flex e sedã com nova traseira

A tão polêmica traseira do Peugeot 307 sedã, enfim, ganhou um "tapa". Lanternas com nova lente, logotipo em nova posição e barra cromada da placa com o nome da marca são as mudanças. Além disso, as versões com motor 2.0 litro dos modelos sedã e hatch passam a ser flex. As novidades estarão presentes nas versões Feline e Griffe, que de acordo com uma concessionária da marca custarão a partir de R$ 61 mil, no modelo intermediário, e R$ 73 mil no topo de linha. As vendas, ainda de acordo com a rede de revendedores, começam em julho. O 307 SW, importando da França, continua com a motorização à gasolina

Segundo a Peugeot, o rendimento do propulsor com álcool sobe para 151 cv a 6.000 rpm e 22 kgfm de torque, ante 143 cv e 20 kgfm com gasolina. O aumento da potência se deu por conta da elevação na taxa de compressão do motor. O bloco também ganhou revestimento especial resistente à corrosão causada pelo combustível vegetal.

Distância ideal

A maior parte dos acidentes de trânsito é fruto de falha humana. Para evitá-los, Janete Bloise, coordenadora de projetos especiais do Detran-RJ, recomenda mais atenção dos motoristas, manutenção preventiva e responsabilidade de todos os gestores do trânsito para manter a via bem sinalizada e em boa conservação.

“Para evitar um acidente, o ideal é que o motorista se mantenha no limite máximo da velocidade permitida na via”, diz Janete. Já condutores que preferem dirigir devagar devem se manter até 50% da velocidade máxima da via.

Em dias chuvosos, a dica é reduzir a velocidade, se manter dentro dos limites e sempre a uma distância segura. “A cada 20 km/h, o motorista deve sempre manter a distância de um veículo. Desta forma, a 60 Km/h, a distância do carro da frente deve ser de três veículos”, exemplifica Janete.

Se houver necessidade de parar no acostamento, outra dica é nunca descer pelo lado da via e jamais dar as costas ao tráfego de veículos.

Fonte

New Beetle pode ganhar variáveis

Apesar de ser um veículo criado realmente para ser clássico, o New Beetle, “nova” versão do Fusca, poderá ganhar variáveis em sua próxima geração. A Volkswagen está planejando um sucessor para o modelo, além de uma ampliação em sua gama.

Isso quer dizer que o New Beetle poderá aparecer, em sua nova versão, com configurações bem diferenciadas, como speedster e utilitário esportivo, por exemplo. O veículo está sendo desenvolvido na Alemanha, com o novo desenho sendo criado nos Estados Unidos e a produção já tendo sido confirmada para o México.

A versão speedster seria muito baseada no conceito Ragster, apresentado pela marca alemã no Salão do Automóvel de Detroit, em 2005. Já o SUV tomaria como base o também conceito Dune Beetle, de 2000.


Fonte

Suzuki Hayabusa GSX 1300R 2009 chega ao Brasil

Desde seu lançamento, em 1999, a Suzuki Hayabusa GSX-1300R fez história por ultrapassar a barreira dos 300 km/h. Lançada na Europa no ano passado, a versão 2008 da cultuada superesportiva com diversas modificações e tecnologia de ponta chega agora oficialmente ao país.

Alguns importadores independentes já disponibilizavam o modelo, geralmente importado dos Estados Unidos, mas a J.Toledo/Suzuki da Amazônia alerta aos consumidores mais afoitos que compraram estas unidades: além de não estarem “tropicalizadas”, ou seja, adaptadas a nosso combustível com uma porcentagem de álcool, essas motos não estão cobertas pela garantia de fábrica.

A nova Hayabusa já pode ser encontrada nas concessionárias autorizadas Suzuki nas cores laranja, branca, azul e preta, a um preço sugerido de R$ 61,2 mil.

Mudanças

O motor da Hayabusa ficou maior. Passou dos antigos 1.299 cm³ para 1.340 cm³. O propulsor de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, teve as câmaras de combustão redesenhadas para aumentar em 11% a eficiência na queima da mistura. Sem falar no novo sistema de alimentação, com dois bicos injetores por cilindro. As válvulas e os cilindros também mudaram, resultando em uma taxa de compressão maior: 12,5:1. Agora a potência máxima já foi divulgada: 197 cv – um aumento de 25 cv em relação ao modelo anterior, que tinha 172 cv.

Outra grande novidade foi a adoção do Suzuki Drive Mode Selector (S-DMS). Trata-se de um seletor do modo de funcionamento do motor, que controla diversas funções. Há três opções: no modo “A” o motor trabalha com força total e entrega toda a potência; no “B”, a entrega de potência é diminuída em baixas rotações, ideal para circuitos travados; já no modo “C” mantém pouca potência em médios e baixos regimes, mas o motor pára de entregar mais potência acima das 8.000 rpm, bastante útil em piso molhado. É o mesmo sistema utilizado nas motos de competição e que também já equipa a Suzuki GSX-R 1000 K7.

No drivetrain há ainda um câmbio de seis marchas. Em conjunto foi instalada uma embreagem “anti-travamento” com limitador de torque para suavizar os trancos na redução de marchas.

Visual e ciclística

A Suzuki têm se mostrado eficiente na atualização de seus modelos, sem deixar de lado a identidade de cada um deles. Na Hayabusa não foi diferente, já que o design que a consagrou se manteve, porém parece mais moderno. O farol continua uma peça única, mas com desenho renovado. A carenagem ganhou novas entradas de ar e um coeficiente de atrito menor para melhorar a penetração aerodinâmica. Para isso o tanque também foi posicionado mais para baixo, para permitir ao piloto se esconder atrás da bolha.

Na traseira, as setas estão embutidas e a lanterna mudou. Chamam a atenção também os dois novos escapes. Perderam os cromados e ganharam uma cobertura preta, de acordo com as atuais tendências.

Na parte ciclística, mais melhorias. O quadro de dupla trave superior feito em alumínio ficou mais leve e mais resistente a torções. Na dianteira, o garfo invertido também é novo. Assim como o monoamortecedor na balança traseira, que ganhou novo desenho para melhorar a tração da Hayabusa 2008 mais potente.

Os freios dianteiros trazem modernas pinças, fixadas radialmente, que mordem dois discos de 310 mm – menores, porém mais eficientes do que na versão anterior, garante a Suzuki. Na traseira o disco de freio ficou maior – 260 mm de diâmetro com pinça de um pistão. As rodas também foram redesenhadas e são calçadas com pneus Bridgestone BT-015 de alto desempenho. Tudo para “suportar” mais potência do novo motor e garantir a dirigibilidade, um dos pontos altos do modelo.

Outra qualidade mantida foi o conforto da garupa. Para isso, o assento foi rebaixado juntamente com o sub-quadro traseiro. Mantendo assim o caráter “sport-touring” dessa superesportiva.

O piloto, além de poder se esconder melhor sob a bolha, conta com um novo painel de instrumentos. Com quatro mostradores analógicos, traz velocímetro, tacômetro, marcador de combustível e de temperatura. Conta ainda com indicador de marcha engatada e a indicação do S-DMS (modo de mapeamento do motor) escolhido.

Ao que tudo indica a nova Hayabusa deve reassumir o posto de moto mais rápida do mundo e acirrar a guerra entre as marcas japonesas, principalmente com a Kawasaki e sua ZX-R 14. As previsões falam em velocidade máxima de 320 km/h, ou seja, a moto de série mais rápida do mundo.

Veja o vídeo da Hayabusa em velocidade máxima:


Fonte


Harley-Davidson Rocker

A Harley-Davidson preparou uma bela surpresa aos motociclistas brasileiros. Trata-se da chegada da nova Softail FXCW Rocker, modelo apresentado oficialmente durante o Salão Duas Rodas 2007. Segundo a marca norte-americana, a Rocker faz uma releitura futurista das antigas motos rabo-duro, sem suspensão traseira, e chega ao Brasil com preço sugerido de R$ 59,9 mil (sem frete).

No mercado internacional, a Rocker é vendida em duas versões: standard (que vem ao Brasil) e custom. Entre os diferenciais de cada uma estão os cromados em maior número no modelo custom, além de leves alterações no acabamento. Com a Rocker, a intenção da marca norte-americana é trazer para a linha de produção um modelo totalmente personalizado, bem ao gosto dos clientes.

Da lista de características que podemos destacar do modelo a ser vendido no Brasil estão os escapes duplos cromados, um robusto pneu traseiro de 240 mm, rodas de liga-leve, visual no melhor estilo “hardtail” (traduzindo: rabo duro, com os amortecedores traseiros escondidos sob a moto) e o banco do garupa retrátil, herdado da Rocker Custom. Segundo a Harley-Davidson, essa seria a configuração ideal para os anseios do mercado brasileiro. Se eles estão certos, só o tempo irá dizer.

Estilo diferenciado

A única novidade da Rocker está, definitivamente, em seu desenho. Sua bengala alongada aliada às rodas de liga-leve com cinco raios conferem ao conjunto um belo visual. Toda essa harmonia fica mais marcante pela pintura prata acetinada de algumas partes da moto, como a capa do farol, guidão e reservatório de óleo. O painel de instrumentos é simples, e conta com o velocímetro fixado sob o tanque de combustível.

Por falar em tanque, o reservatório de gasolina é construído no tradicional formato de gota, com aspecto bastante atraente. O assento do piloto baixo (622 mm de altura) conta com a novidade do banco do garupa retrátil, algo que, embora descaracterize um pouco a harmonia do visual, é um acessório bastante útil para se poder viajar acompanhado.

Na traseira a Rocker usa um pára-lama amplo que encobre o avantajado pneu. Outro detalhe interessante está no grupo formado pelas luzes. Ao contrário da versão norte-americana (mostrada nas fotos), a Rocker tupiniquim terá luz de freio separada dos piscas, nada mais do que uma adequação à legislação brasileira vigente.

V2 de 1.584 cm³

Nenhuma grande novidade nas partes mecânica e na ciclística da nova Rocker. O motor é o já conhecido Twin Can 96B com dois cilindros em “V” de 1.584 cm³, arrefecido a ar e equipado com injeção eletrônica de combustível (ESPFI). O torque anunciado está na casa do 11 kgm. O câmbio é de seis velocidades, com a transmissão final feita por uma correia dentada.

O quadro tubular em aço tem seção retangular do tipo backbone. Os freios são a disco com 292 mm diâmetro na frente e atrás. A suspensão dianteira usa um garfo telescópico com 127 mm de curso e, na traseira, com 86 mm de curso.

No Brasil, a Softail Rocker vai estar disponível na rede de concessionárias nas próximas semanas. Apesar do preço um pouco salgado levando-se em conta o pacote oferecido, a nova Harley promete agradar àqueles que procuram exclusividade e destaque na multidão.


Fonte