Moto bicombustível em 2009

A primeira moto bicombustível do mundo vai ser lançada em março de 2009 e será fabricada pela Amazonas motos. O protótipo final da moto foi apresentado esta semana durante o Congresso SAE Brasil de engenharia da mobilidade, em São Paulo.

A intenção desta moto é permitir que o usuário possa escolher entre a gasolina e o álcool e ainda emitir menos gases poluentes. Segundo o fabricante a moto poderá dar até 25% de economia nos gastos com gasolina.

De acordo com o presidente da Delphi Do Brasil, Gábor Deák, com a iniciativa da AME, outras quatro empresas já estudam a adesão à tecnologia. “A venda começa por marcas menores, mas em breve as grandes empresas irão adotar a tecnologia”, afirma.


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Hot Wheels de verdade

Para comemorar os 40 anos dos carrinhos Hot Wheels a fabricante de brinquedos Mattel fez uma promoção para quem criasse um carro Hot Wheels em tamanho real, nos Estados Unidos é comum que as miniaturas se tornem carros em tamanho real, mas no Brasil é a primeira vez.


O escolhido foi um Fiat Punto criado pelos estudantes de desenho industrial da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru: Carolina Pizarro, Tiago Aiello e Vinicius Crepaldi.



O Hot Wheels em tamanho real será apresentado ao público durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que começa no dia 30 de outubro no Centro de Convenções do Anhembi.

O Hot Wheels alem dos atrativos externos conta motor 1.8 turbo de 300 cavalos.

O concurso envolveu 120 universidades do país que tinham o desafio de aplicar conceitos de design automotivo e mecânica, atendendo especificações técnicas pré-definidas.

Ducati Monster 1100

Para facilitar a vida de quem anda de moto diariamente a Ducati criou a Monster 1100 que é uma moto mais dócil e mas confortável que as outras esportivas.

O motor bicilíndrico em “L” a 90 graus ela recebeu das irmãs Multistrada 1100 e a Hypermotard ela tem 95 cv a 7.500 rpm e torque de 10,5 kgf.m a 6.000 rpm. O motor refrigerado a ar e tem com comando de válvulas desmodrômico – sistema que controla o fechamento e abertura das válvulas através de balancins de comando hidráulico, em vez de molas helicoidais, resumindo ela anda pra caramba e é dócil, não dá sustos e "pulos".

A relação peso/potência é de 1,77 kg/cv um pouco longe da Suzuki GSX-R 1000 (0,929 kg/cv), mas como são de categorias diferentes tudo bem.

A nova Ducati será concorrente outras nakeds (motos sem carenagem) bicilíndricas de alta cilindrada como a Buell XB12Ss, a Suzuki SV 1000, a Aprilia Tuono e a Bimota DB6 Delirio. O modelo será exibido pela primeira vez na Intermot, salão da motocicleta que acontece entre os dias 8 e 12 de outubro, em Colônia, Alemanha.

Pólo GT (Gran Turismo)

Apesar do Pólo GT vir com o motor 2.0 que é mais potente do que as outras versões o desempenho do carro não deve satisfazer aqueles que buscam por alta performance.

A Volkswagen poderia modificado o cambio para dar mais esportividade, mais isto não foi feito a suspenção tembem continua a mesma. As modificações ficaram apenas nos acessórios: Ar-condicionado digital, volante revestido em couro, apliques na cor prata no console central e sensor de estacionamento traseiro são alguns dos itens de série do modelo.

Alem do Pólo GT a Volkswagen também lançou o Polo Sedan 2.0 Comfortline será comercializado a partir de R$ 56.490, enquanto que o GT poderá ser adquirido por R$ 55.400.





Chave inteligente para filhos com pé pesado

A Ford lançou nos Estados Unidos uma chave que “policiar” os jovens, a chave que é conhecida como MyKey que limita a velocidade máxima do carro a 80 milhas por hora, mais ou menos 120 km/h.

Mas esta belezinha não apenas limita a velocidade, ela também não permite que o carro “cante” pneus (deixando o controle de tração acionado não permitindo o desligamento), limita o volume do som em 44% da sua capacidade normal e emite um alarme e desabilita totalmente o Rádio/CD quando o condutor não estiver utilizando o cinto de segurança , alem disso tudo um sinal de alerta de velocidade apita sempre que o carro atingir a velocidade pré-definida entre 72 e 105 km/h.

Este sistema é quase perfeito para quem tem filho “abobado”, para mim só faltou um bafômetro.

Ele virá instalado partir de 2009 para o modelo 2010 do Focus e depois para os outros modelos da Ford. O sistema MyKey ainda não tem previsão para chegar no Brasil.

Obs.: O MyKey é programável dependendo da vontade dos pais.

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Os Anéis de pistão - 6ª parte

Vamos então para a 6ª dos anéis de pistão se você não ainda não leu a 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte, 4ª parte e 5ª parte pode ler clicando nos links (recomendado), Então vamos em frente.


Tipos de anéis de óleo

Anéis de óleo comum tipos W, WA ou WB

É um anel de uma única peça, com força própria, que pode apresentar vários formatos,visando modificar (diminuir) as áreas das faces de trabalho e com isso, conseguir maiores pressões de contato e melhor capacidade de raspagem de óleo.Tipo W, WA e WB

Anel de óleo com mola plana – Tipo XW

É basicamente um anel do tipo W dotado de uma mola expansora plana que proporciona uma pressão de contato ainda mais alta do que a encontrada nos anéis W normais.
Tipos XW

Anel de óleo com mola helicoidal – Tipos 86, 87 ou 88

É um anel composto por um elemento externo de ferro fundido, com espessura radial suficientemente fina para permitir a máxima adaptação à forma do cilindro e um elemento interno que é uma mola expansora helicoidal cilíndrica que atua em um canal existente na face interna do anel. Este canal de alojamento da mola pode ser semicircular ou em forma de V. O canal em forma de V evita que os cantos das fendas de passagem de óleo danifiquem a mola e ainda proporciona dois pontos de apoio, diminuindo o atrito entre as peças.

A mola é confeccionada em aço de alta resistência à temperatura e pode apresentar-se externamente retificada e com o passo das espirais diferenciado na região da folga do anel, para diminuir os desgaste entre as partes.

Quando este conjunto é montado no diâmetro do cilindro, a mola exerce uma pressão radial uniforme do anel, forçando-o a conformar-se à parede do cilindro, mesmo que esta esteja levemente ovalizada.

É, portanto, um anel que pode manter uma alta pressão de contato, elevada conformabilidade, provendo um ótimo controle de óleo.
Tipos 86, 87 e 88

Anel de óleo de múltiplas peças – Tipo CGX

Este é um anel de óleo de quatro componentes, compreendendo dois segmentos de aço cromados, um separador de ferro fundido e uma mola plana expansora que, quando montada no diâmetro do cilindro, apóia-se no fundo da canaleta do pistão, forçando os segmentos serem independentes, apresenta uma boa conformabilidade.



Tipo CGX

Anel de óleo de múltiplas peças – Tipo C9 (990)

É um anel de três componentes, compreendendo dois segmentos de aço e uma peça frexivel de aço inoxidável de alta resistência que serve para separar os segmentos e força-los contra as paredes do cilindro e contra as laterais da canaleta do pistão.

Este conjunto, quando montado no diâmetro do cilindro, apresenta uma elevada pressão de contato e uma excelente conformabilidade, o que lhe proporciona uma eficiente vedação junto as laterais da canaleta do pistão. Esta vedação é bastante útil para o controle de óleo, no caso de alto vácuo na câmara de combustão.

Tipo C9 (990)

Update: A 7ª parte já esta no ar