Audi apresenta A4 e conceito A1 no Brasil

Em 2008, a Audi está completando 15 anos no mercado brasileiro e, para comemorar seu aniversário, realizará um grande evento na primeira quinzena de setembro, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura –, em São Paulo.

Duas das maiores atrações confirmadas para a festa são a inédita presença do modelo conceito Audi A1 project quattro – luxuoso e diferenciado cupê compacto – e o lançamento do novo A4, carro mais vendido pela montadora em todo o mundo.

O protótipo A1 project quattro oferece uma tecnologia híbrida totalmente independente e inovadora. Com um motor 1.4 TFSI de 150 cv, o veículo é todo comandado a partir do volante, utilizando-se do sistema de câmbio S-Tronic. A novidade é um motor elétrico posicionado no eixo traseiro, que permite adicionar 20,4 kgfm de torque durante a aceleração. Com as utilizações simultâneas dos motores TSFI e elétrico, a tração quattro transfere toda a potência para o asfalto da maneira mais eficiente possível.

O novo motor elétrico também potencializa o veículo a não emitir poluentes quando pilotado em áreas residenciais, por exemplo. Com a capacidade de suas baterias de lítio e íon, o motor elétrico chega a 100 km/h em condições puras de ar. Quando configuradas as opções de acionamento automático de partida, reaproveitamento de energia e operações elétricas, as emissões e o consumo de combustível do A1 project quattro são reduzidos em até 15%.

Além de suas características esportivas (chega a 100 km/h em 7,8 segundos, alcançando velocidade máxima de 201 km/h), durante os testes, o novo carro conceito da Audi utilizou apenas 4,9 litros de combustível em um percurso de 100 km, com taxas mínimas de emissão de 112g/km.

Outra estrela do evento será o novo Audi A4, que terá o seu lançamento oficial no mercado brasileiro no período da apresentação no MuBE. O sedã da marca alemã aparece com carroceria mais leve e de maior tamanho (cresceu 20 cm). Também ganhou alterações de estilo e uma inédita introdução de 14 lâmpadas de leds em cada um dos contornos dos faróis dianteiros.

O modelo vem também com novos motores (3.2 FSI V6 de 265 cv e 2.0 FSI quatro cilindros de 210 e 180 cv), novo sistema de tração quattro, novos dispositivos de segurança, como o Audi Lane Assist (vibra a direção quando o condutor sai da faixa de rodagem por descuido) e o Audi Side Assist (alerta de luz nos espelhos retrovisores que detecta veículos em ponto cego no momento de uma ultrapassagem) e o inédito sistema Drive Select, um botão no console que permite ao motorista decidir se quer o carro mais confortável, esportivo ou normal.

O sistema atua no motor (coletor de admissão), nos amortecedores (que podem abaixar o carro até 20 mm), na direção e na caixa de marchas. Mas o motorista pode interferir também num dos ajustes, criando uma quarta opção de desempenho.

Veja mais fotos aqui


Fonte