Uma definição simples do que são anéis de pistão pode ser a seguinte : “Os anéis de pistão são peças de metal que, quando instaladas nos cilindros dos motores, tornam-se circulares e auto-expansivas, proporcionando uma vedação móvel entre a câmara de combustão e o carter do motor”.
No entanto essa definição, como tantas outras que se possa formular, não consegue expressar, com a exatidão necessária, toda a responsabilidade de que os anéis de pistão estão investidos para um perfeito funcionamento do motor onde estão instalados, nem os cuidados empregados no seu projeto, desenvolvimento e produção.
Nesta matéria abordarei com mais detalhes as características mais importantes dos anéis de pistão e os principais tipos fabricados.
Nomenclatura dos anéis
Para facilitar a compreensão dos textos que vêm em seguida, vou inicialmente, definir quais são os nomes dados às diversas partes e às medidas principais dos anéis:
Faces laterais
São as partes do anel que ficam em contato com as canaletas do pistão, em posição paralela à cabeça do pistão, podendo também ser chamada de “face superior” e “face inferior”
Face externa
É a parte do anel que fica em contato com a parede do cilindro.
É também chamada de “face de trabalho” ou “face de contato”.
Face Interna
É o lado do anel que fica voltado para o fundo da canaleta do pistão.
Altura
É a distância entre as faces laterais do anel, medida normalmente em milímetros e em alguns casos, em frações de polegadas.
Espessura Radial
É a distância entre as faces externas e internas do anel, tendo medidas sempre em milímetros.
Folga Lateral
É a folga medida no sentido da altura do anel,ou seja, é a distância entre a face lateral do anel e a superfície lateral da canaleta.
Folga Traseira
É a folga entre a face interna do anel e o fundo da canaleta do pistão, quando estes estão instalados e centrados no cilindro.
Diâmetro Nominal
É o diâmetro externo do anel, “fechado” no diâmetro do cilindro para o qual foi projetado.
É igual ao diâmetro nominal do cilindro, sendo medido em milímetros ou polegadas.
Folga entre pontas
É a distância entre as extremidades do anel, medida com o mesmo instalados no cilindro de diâmetro correspondente.
Essa folga varia conforme o diâmetro do anel e com o tipo de aplicação a que se destina. Na futura postagem “troca de anéis” colocarei uma tabela onde consta essas folgas.
A matéria “Os Anéis de pistão” é dividida em várias partes e essa fica por aqui.
No entanto essa definição, como tantas outras que se possa formular, não consegue expressar, com a exatidão necessária, toda a responsabilidade de que os anéis de pistão estão investidos para um perfeito funcionamento do motor onde estão instalados, nem os cuidados empregados no seu projeto, desenvolvimento e produção.
Nesta matéria abordarei com mais detalhes as características mais importantes dos anéis de pistão e os principais tipos fabricados.
Nomenclatura dos anéis
Para facilitar a compreensão dos textos que vêm em seguida, vou inicialmente, definir quais são os nomes dados às diversas partes e às medidas principais dos anéis:
Faces laterais
São as partes do anel que ficam em contato com as canaletas do pistão, em posição paralela à cabeça do pistão, podendo também ser chamada de “face superior” e “face inferior”
Face externa
É a parte do anel que fica em contato com a parede do cilindro.
É também chamada de “face de trabalho” ou “face de contato”.
Face Interna
É o lado do anel que fica voltado para o fundo da canaleta do pistão.
Altura
É a distância entre as faces laterais do anel, medida normalmente em milímetros e em alguns casos, em frações de polegadas.
Espessura Radial
É a distância entre as faces externas e internas do anel, tendo medidas sempre em milímetros.
Folga Lateral
É a folga medida no sentido da altura do anel,ou seja, é a distância entre a face lateral do anel e a superfície lateral da canaleta.
Folga Traseira
É a folga entre a face interna do anel e o fundo da canaleta do pistão, quando estes estão instalados e centrados no cilindro.
Diâmetro Nominal
É o diâmetro externo do anel, “fechado” no diâmetro do cilindro para o qual foi projetado.
É igual ao diâmetro nominal do cilindro, sendo medido em milímetros ou polegadas.
Folga entre pontas
É a distância entre as extremidades do anel, medida com o mesmo instalados no cilindro de diâmetro correspondente.
Essa folga varia conforme o diâmetro do anel e com o tipo de aplicação a que se destina. Na futura postagem “troca de anéis” colocarei uma tabela onde consta essas folgas.
A matéria “Os Anéis de pistão” é dividida em várias partes e essa fica por aqui.
Update: 2ª parte