Peugeot 207: mais do mesmo

A Peugeot mostrou à imprensa especializada o novo 207 nacional, reestilização do 206 com toques do 207 europeu esta semana, em Búzios, RJ. Sem condições de trazer o 207 real, a marca optou por uma estratégia usada há muitos anos pela montadoras antigas, dar um tapa no visual, melhorar alguns aspectos do carro e rebatizá-lo como um novo produto.

Funciona com as marcas tradicionais, mas será que o público da Peugeot, acostumado a modernidade e em andar em veículos em linha com o exterior, gostará? Só o início das vendas para saber.

Ao menos o carro ficou mais barato. Não se sabe se temendo a recepção morna que o modelo teve entre o público, a marca francesa decidiu oferecer o compacto com um desconto considerável.

Um exemplo: o 206 hatch 1.4 Presence custava R$ 39 750 em junho de 2007, valor que aumentou para R$ 40 790 este mês. O 207 XR, versão equivalente, tem preço de R$ 37 790, R$ 3 000 a menos.

Por falar em XR, a Peugeot mudou a nomenclatura no 207. Nada de palavras francesas, em lugar disso siglas, como a maior parte do mercado faz. Portanto, a versãoo mais simples chama-se XR, a com toques esportivos, XR S, e a top de linha, XS. Ajuda também a não confundir com o sedã 207, que se chama Passion.

Embora não tenha informado os valores do 207 Passion, estimamos os preços, baseado na diferença entre o hatch e a perua SW. Como havíamos informado, o 207 só será vendido em agosto, uma estratégia que até agora nós não entendemos. Permanece em linha apenas o 206 Sensation, básico, com preço de R$ 28 690.

Melhor ao vivo
É quase uma lei: ver um carro ao vivo é sempre diferente de observá-lo em fotos e com o 207 nacional é assim também. O resultado da plástica ficou bom, sem dúvida. Claro, imaginando que não exista o 207 original. A frente, embora mais agressiva, é muito atraente e, como é uma evolução do design do 206, não parece tão artificial quanto alguns facelifts.

A traseira do hatch, embora tenha sido pouco mexida, recebeu bem o novo pára-choque ressaltado - as lanternas com desenho novo já haviam mudado em 2004. Mas é por dentro que o 207 dá melhor impressão. A parte superior do painel conferiu mais qualidade ao carro, sbretudo o novo painel de instrumentos.

Pena que a partir daí o 207 continua 206: os comandos dos vidros estão no mesmo lugar e o espaço interno, exíguo.

Melhor andando
As discretas mudanças mecânicas parecem ter funcionado. O carro está um pouco mais ágil e a suspensão não dá a impressão de fragilidade da anterior. O carro passa mais confiança nas curvas. Já o câmbio, que era razoável, ficou mais preciso e de encaixes mais suaves.

Em comparação ao seu novo rival da Renault, o Sandero, o 207 continuará devendo espaço interno, mas é um carro com interior e visual muito mais agradável.

Confira os preços:

Peugeot 207 XR 1.4 - hatch R$ 37 790 - SW - R$ 42 990 - Passion - R$ 40 000 (estimado)
Peugeot 207 XR S 1.4 - hatch R$ 39 950 - SW - R$ 44 790 - Passion - R$ 42 500 (estimado)
Peugeot 207 XS 1.6 - hatch R$ 43 300 - SW - n/d - Passion - R$ 45 500 (estimado)
Peugeot 207 XS 1.6 aut. - hatch R$ 48 800 - SW - R$ 52 500 - Passion - R$ 50 500 (estimado)

Fonte